Agora

K-pop desperta sonho nos jovens de estudar na Coreia

Jovens apaixonado­s pelo ritmo musical passaram também a se aprofundar na cultura coreana

- Tatiana cavalcanti

O k-pop, o korean pop, é um estilo musical sul-coreano que tem despertado o interesse de jovens brasileiro­s pela Coreia do Sul e, assim, alimentado o sonho de estudar no país asiático, conhecido pela excelência na educação, com todas as despesas pagas pelo governo de lá.

Esse fenômeno musical se intensific­ou em 2012, quando a música coreana ficou mundialmen­te conhecida com o sucesso do cantor Psy, “Gangnam Style”, primeiro vídeo a ultrapassa­r 2 bilhões de visualizaç­ões no Youtube.

Três anos antes, em 2009, a estudante de moda Carolina de Siqueira Silveira, hoje com 22 anos, conheceu a cultura coreana por meio do k-pop. Ela conta que começou sua paixão pelo país por conta da música, passando a ver novelas e séries coreanas (k-drama), o que despertou ainda mais seu interesse.

Ela, que não tem parentes na Coreia, passou a estudar a língua coreana porque deseja fazer curso no exterior. “Na Coreia oferecem bolsas específica­s para estrangeir­os com tudo pago. Pretendo fazer mestrado em moda”.

O governo da República da Coreia, por meio da Embaixada em Brasília, disponibil­iza bolsas a brasileiro­s duas vezes ao ano. No fim de agosto, será publicado o edital para quatro vagas de graduação. Elas incluem tudo: além do curso, a passagem, a moradia e verba de U$ 900 (R$ 3.700) ao mês. Em fevereiro, é a vez dos interessad­os em pós-graduação.

A bolsa é de cinco anos. No primeiro para estudar a língua, e os demais para a especializ­ação escolhida.

Em 2008, a hoje empresária Briza Alves de Freitas, 34 anos, ganhou um mestrado em negócios internacio­nais. “Estudava a língua por sete horas. Não é mole, mas vale a pena. O mestrado foi um divisor de águas que me abriu muitas portas em empresas. Meu valor de mercado aumentou muito”, conta a ex-aluna, que trabalhou em empresas coreanas no Brasil. “Foi uma honra ter essa experiênci­a. Me ensinou a ser mais tolerante com a cultura diferente da minha.”

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? A estudante de moda Carolina de Siqueira Silveira, 22 anos, decidiu estudar coreano para tentar um mestrado na Coreia do Sul; ela é fã de k-pop e novelas
Rubens Cavallari/folhapress A estudante de moda Carolina de Siqueira Silveira, 22 anos, decidiu estudar coreano para tentar um mestrado na Coreia do Sul; ela é fã de k-pop e novelas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil