Agora

Capital entra na reta final precisando vacinar 350 mil

Campanha contra pólio e sarampo vai terminar na próxima sexta-feira e só 65% da meta foi atingida

- Fabiana schiavon

A capital entra na última semana da campanha de vacinação contra poliomieli­te e sarampo precisando ainda imunizar cerca de 350 mil crianças ou 30% do públicoalv­o na cidade.

A campanha termina na próxima sexta-feira e a meta é vacinar cerca de 1.1 milhão de crianças com idade entre 1 ano e 5 anos. Cerca de 65% delas foram vacinadas até às 13h de ontem.

A Secretaria Municipal de Saúde, sob gestão Bruno Covas (PSDB), enviou ontem, pela primeira vez, agentes de saúde às casas com crianças que não haviam tomado vacina. Mas não foi suficiente.

Balanço da pasta apontou que até às 13h cerca de 22,5 mil crianças foram vacinadas. Ao todo 465 Unidades Básicas de Saúde, menos no centro, foram abertas. O número de vacinação é semelhante ao de sábado passado, quando havia ocorrido outro Dia D.

Paulina Santos Caetano levou a filha Rihanna Caetano Ribeiro ao posto depois de ter recebido os agentes em casa no Tremembé (zona norte). Ela disse que não havia levado a criança antes por falta de tempo.

“E já estava sabendo que os agentes iriam na casa das pessoas”, afirmou.

A auxiliar de produção Mércia Costa da Silva, 22 anos, foi abordada em frente de casa, também no Tremembé, e mostrou a carteirinh­a vacinação do filho de 3 anos em dia. “Eu já tinha levado ele ao posto”, disse.

As crianças devem receber as vacinas contra pólio e sarampo mesmo que a carteirinh­a esteja em dia. Basta levar um documento a um posto de saúde.

 ?? Jardiel Carvalho/folhapress ?? A pequena Rihanna Caetano Ribeiro observa agente de saúde lhe aplicar vacina na manhã de ontem, no posto de saúde Dona Mariquinha Sciáscia, no Tremembé
Jardiel Carvalho/folhapress A pequena Rihanna Caetano Ribeiro observa agente de saúde lhe aplicar vacina na manhã de ontem, no posto de saúde Dona Mariquinha Sciáscia, no Tremembé

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil