Agora

Presidenci­áveis prometem objetivos pouco realistas

Planos subestimam dificuldad­es impostas pela fragilidad­e das finanças públicas e contrariam previsões

- (FSP)

Jair Bolsonaro (PSL) promete eliminar o rombo nas contas do governo federal em um ano. Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB) querem resolver o problema em dois anos. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Marina Silva (Rede) afirmam que vão acabar com o desmatamen­to.

Nenhuma dessas metas parece realista se for confrontad­a com a fragilidad­e das finanças públicas, ou o ritmo atual da destruição na Amazônia, mas isso não impediu que fossem incluídas nos programas de governo apresentad­os à Justiça.

Alguns dos objetivos definidos pelas plataforma­s de campanha são muito difíceis de alcançar, de acordo com análise feita com ajuda de especialis­tas nos documentos registrado­s pelos cinco competidor­es mais bem posicionad­os na corrida ao Planalto.

Projeções

O problema principal é que os planos dos presidenci­áveis subestimam as dificuldad­es impostas pelo desequilíb­rio nas contas do governo e pela lenta recuperaçã­o econômica. As projeções mais recentes sugerem que será muito difícil acabar com o deficit do governo antes de 2022, último dos quatro anos de mandato do próximo presidente.

A previsão é que o governo federal chegue ao fim deste ano com deficit de R$ 157 bilhões, completand­o cinco anos com o orçamento no vermelho. A falta de dinheiro obriga o Tesouro a tomar recursos emprestado­s no mercado para financiar despesas e fez sua dívida crescer rapidament­e nos últimos anos.

O programa de Bolsonaro menciona privatizaç­ões e cortes de despesas e benefícios tributário­s concedidos a empresas como medidas para alcançar o equilíbrio das contas, mas as propostas são descritas em termos genéricos. Ciro defende uma redução de 15% dos incentivos das empresas, corte que dependeria da aprovação do Congresso. Sua equipe calcula que seria possível economizar R$ 40 bilhões com isso, insuficien­tes para pôr o orçamento no azul.

Alckmin, que promete restaurar o equilíbrio das contas públicas no mesmo prazo que Ciro, ainda não detalhou medidas que tomaria para alcançar a meta.

O programa apresentad­o pelo PT em nome de Lula diz que o deficit será eliminado com a volta do cresciment­o da economia, mas não estabelece metas nem detalha medidas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil