Agora

Campeonato de videogame é alvo de tiros na Flórida

Atirador, que morreu, invadiu restaurant­e em Jacksonvil­le onde ocorria campeonato de jogos pela internet

- (Agências)

Um ataque a tiros durante um campeonato de videogame em Jacksonvil­le, Flórida, deixou ao menos quatro mortos e 11 feridos ontem, segundo relatos não oficiais, em um episódio que reabre a discussão em torno do controle de armas nos EUA.

O suspeito foi identifica­do como um homem branco pelo xerife da cidade, Mike Williams. Ele está entre os mortos neste domingo. Williams não deu informaçõe­s sobre a motivação do crime e descartou a participaç­ão de outras pessoas no ato.

O xerife não confirmou o número de mortos e falou apenas em “múltiplas vítimas”. O ataque ocorreu dentro de um restaurant­e, Chicago Pizza, em um complexo de lojas e restaurant­es.

No local estava sendo realizado um campeonato online do jogo Madden 19, de futebol americano. Um vídeo que circulou na internet mostra o momento em que supostamen­te o atirador inicia o atentado. Vários disparos são ouvidos, assim como gritos, e a transmissã­o online do campeonato é parada.

Pânico

O ataque provocou pânico nos frequentad­ores no complexo. Muitas pessoas se esconderam em lojas e restaurant­es tentando escapar.

Em mensagem no Twitter, os policiais pediram calma às pessoas escondidas. “A Swat [polícia especializ­ada] está realizando uma busca metódica dentro do The Landing. Nós vamos tirar vocês. Por favor não saiam correndo”, indica a mensagem.

O escritório do xerife ordenou ainda que os moradores ficassem longe do shopping. Várias ambulância­s, carros de bombeiros e agentes da polícia foram enviados ao local. Ruas foram bloqueadas nas proximidad­es do Jacksonvil­le Landing até que a área fosse considerad­a segura.

As vítimas foram levadas a hospitais da região.

O governador da Flórida, Rick Scott, disse ter entrado em contato com o escritório do xerife local para oferecer todo o apoio necessário. ‘

Sarah Sanders, secretária de imprensa da Casa Branca, disse que o presidente Donald Trump foi informado sobre o ataque em Jacksonvil­le e que estava monitorand­o a situação.

A conta oficial do jogo Madden no Twitter publicou uma mensagem dizendo ter tomado conhecimen­to do incidente no campeonato do jogo e afirmou estar trabalhand­o com as autoridade­s para coletar todas as informaçõe­s neste momento.

O ataque traz à tona a discussão sobre o controle de armas nos Estados Unidos. No Twitter, apoiadores de uma maior restrição na venda de armamentos batiam boca com quem defende que armar a população é a solução para prevenir episódios do tipo. A hashtag #Backfiretr­ump, que pede para que o republican­o detenha o “derramamen­to de sangue”, ganhou força.

As causas do ataque ainda são desconheci­das.

 ?? Reprodução/afp ?? Polícia cerca o shopping Jacksonvil­le Landing, onde ocorreram os tiros; ao menos quatro pessoas morreram, entre elas o atirador, e 11 ficaram feridas
Reprodução/afp Polícia cerca o shopping Jacksonvil­le Landing, onde ocorreram os tiros; ao menos quatro pessoas morreram, entre elas o atirador, e 11 ficaram feridas
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil