Agora

Dirceu volta a operar no PT e ajuda campanha de Haddad

Solto desde junho, ex-ministro atua como consultor e conselheir­o de petista durante as eleições

- (FSP)

Um dia antes de Fernando Haddad embarcar para seu primeiro tour pelo Nordeste, o ex-ministro José Dirceu telefonou para Emídio de Souza, hoje um dos mais próximos assessores do ex-prefeito de São Paulo.

Conversara­m longamente e Dirceu foi assertivo no conselho para a iminente inserção de Haddad entre o mais fiel eleitorado de Lula: a carta enviada pelo ex-presidente em 15 de agosto, no ato do registro de sua candidatur­a, deveria ser seguida como roteiro da campanha.

A linguagem, a simbologia, os temas, avalia Dirceu, estava ali tudo o que o povo fala e quer ouvir, como uma espécie de testamento de Lula.

Na mensagem, lida pelo próprio Haddad aos militantes que marcharam até Brasília para ver o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ex-presidente afirma que seus apoiadores “terão que ser Lula” pelo país.

“Lembrando ao povo brasileiro que nos governos do PT o trabalhado­r teve mais empregos, maiores salários e melhores condições de vida”, dizia o texto interpreta­do pelo vice na chapa.

Solto desde junho pelo STF (Supremo Tribunal Federal), Dirceu voltou a operar no PT. Desta vez, como ele mesmo define a aliados, apenas como consultor e não mais como dirigente que disputa para formar maioria em favor de suas opiniões.

Mas o ex-ministro da Casa Civil e todo-poderoso do primeiro governo Lula ainda é procurado por integrante­s do partido para resolver problemas internos e ajudar a acelerar a distribuiç­ão do fundo partidário, por exemplo.

Sabe de cabeça os números nos estados e avalia os cenários do PT em cada região do país, reflexo da vida partidária na qual mergulhou por mais de três décadas.

O ex-ministro foi condenado em segunda instância a mais de 30 anos, mas foi solto por ordem do STF.

 ?? Lula Marques - 17.mai.18/fotos Públicas ?? O ex-ministro José Dirceu, condenado em segunda instância, mas solto por ordens do Supremo, agora é conselheir­o da campanha de Fernando Haddad
Lula Marques - 17.mai.18/fotos Públicas O ex-ministro José Dirceu, condenado em segunda instância, mas solto por ordens do Supremo, agora é conselheir­o da campanha de Fernando Haddad

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil