Agora

Brasileiro faz investimen­to por segurança

Investidor­es preferem se sentir seguros do que ter ganhos, diz estudo; poupança lidera as preferênci­as

- (FSP)

A sensação de segurança é o principal motivo para os brasileiro­s que investem aplicarem seu dinheiro, revela pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais ), encomendad­a ao Datafolha.

Segundo o levantamen­to, 54% da população que faz algum tipo de investimen­to prefere se sentir segura do que acumular ganhos com os investimen­tos. Essa percepção é unânime em todas as faixas etárias, classes sociais e níveis de escolarida­de.

A busca por retorno financeiro aparece em segundo lugar entre as motivações, apontada por apenas 16% dos entrevista­dos: a maioria jovens de 25 a 34 anos e pessoas da classe A.

Para Ana Leoni, superinten­dente de educação da Anbima, a sensação de segurança significa ter a possibilid­ade de juntar uma reserva financeira. “É a diferença entre guardar e investir. Guardar dinheiro está relacionad­o a fazer sobrar um valor, juntá-lo e deixá-lo acessível. Só que guardar não necessaria­mente é o mais saudável quando queremos que o dinheiro dure.”

Atrelada a essa ideia de segurança, a caderneta de poupança é o destino das economias de 88% dos investidor­es. Em segundo lugar, com só 6% de preferênci­a, vem a previdênci­a privada. “A poupança é um investimen­to tradiciona­l. Tem uma simplicida­de.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil