Agora

Mecânico aguarda revisão há cinco anos

Segundo o leitor, o valor do benefício ficou muito abaixo dos salários e das contribuiç­ões pagas

- Fernanda brigatti

O mecânico Francisco Gumercindo Freitas, 65 anos, recebe uma aposentado­ria por tempo de contribuiç­ão do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) há cerca de cinco anos. Quando o benefício saiu, relata, percebeu que o valor era incompatív­el com os recolhimen­tos que tinha feito. Ele diz que teve períodos em que trabalhou com carteira assinada e outros em que recolheu pelo carnê, como autônomo.

“Quando a aposentado­ria foi concedida, já estava totalmente defasada. O valor era totalmente diferente do que tinham sido os meus salários”, afirma Freitas.

A busca do segurado por revisão foi parar na Justiça Federal. Ele diz que ganhou a ação e que o INSS foi condenado a revisar a aposentado­ria dele, mas até hoje não cumpriu a decisão.

Segundo ele, o escritório de advocacia que o atendeu garantiu que ele conseguiri­a reajustar a aposentado­ria, pois havia erro do INSS no cálculo de seu benefício.

O INSS informou, por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa em São Paulo, que a aposentado­ria do segurado já foi revisada, conforme decisão judicial em dezembro de 2015.

“A data de início do pagamento da revisão foi fixada em 2 de outubro de 2015 (data da decisão) e o valor referente ao período de 2 de outubro de 2015 a 30 de novembro de 2015 foi recebido pelo autor”, diz o INSS.

O instituto informou também que o segurado pode obter outras informaçõe­s sobre o pagamento diretament­e na Justiça ou com o advogado responsáve­l pela ação.

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? O segurado Francisco Gumercindo Freitas pediu revisão do benefício no INSS e na Justiça Federal há mais de cinco anos e ainda não conseguiu uma resposta
Rubens Cavallari/folhapress O segurado Francisco Gumercindo Freitas pediu revisão do benefício no INSS e na Justiça Federal há mais de cinco anos e ainda não conseguiu uma resposta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil