Agora

Ladrões roubam armas e trocam por brinquedos

O crime aconteceu no Paraguai com o roubo de 45 fuzis que foram substituíd­os por armas falsas

- (Agências)

A polícia do Paraguai investiga o roubo de 45 fuzis de guerra do tipo FAL, calibre 7,62 mm, e sua substituiç­ão por armas de brinquedo, afirmou ontem o ministro do Interior do país vizinho, Ernesto Villamayor.

As réplicas são feitas de plástico e de madeira.

“Estamos trabalhand­o para determinar em que momento ocorreu o desapareci­mento das armas”, afirmou.

O ministro qualificou a situação de grave “já que essas armas poderiam parar nas mãos de delinquent­es”.

“Há, além disso, denúncias de outras 90 armas de cano curto desapareci­das entre janeiro e julho deste ano”, disse o ministro.

O caso foi descoberto durante a realização de um inventário no Departamen­to de Armas e Munições. Segundo um funcionári­o, embora as armas roubadas fossem considerad­as como material em desuso, “funcionava­m perfeitame­nte”.

Segundo especialis­tas do departamen­to de criminalís­tica, as réplicas “não contam com nenhum tipo de mecanismo de disparo”.

O responsáve­l afirmou que, quando assumiu o controle da dependênci­a, em janeiro, assinou o registro da quantidade depositada sem verificá-las, de acordo com as fontes policiais locais.

Os fuzis FAL desapareci­dos no Paraguai são de fabricação brasileira e poderiam estar sendo comerciali­zados na fronteira entre os dois países por um preço aproximado de US$ 10 mil (cerca de R$ 40 mil) por peça.

As autoridade­s paraguaias ordenaram agora um inventário geral de armas tanto da polícia quanto das Forças Armadas.

 ?? Ricardo Borges - 22.set.17/folhapress ?? Soldado segura um fuzil FAL 7.62 semelhante aos que foram roubados e substituíd­os no Paraguai
Ricardo Borges - 22.set.17/folhapress Soldado segura um fuzil FAL 7.62 semelhante aos que foram roubados e substituíd­os no Paraguai
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil