Agora

Supremo decide hoje se torna Bolsonaro réu

- (FSP)

A Primeira Turma do Supremo prevê julgar hoje o recebiment­o de denúncia contra o presidenci­ável Jair Bolsonaro (PSL), acusado do crime de racismo em relação a quilombola­s, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTS. A turma é formada por Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e o relator, Marco Aurélio. Se o colegiado entender que há elementos que justifique­m a abertura de uma ação, Bolsonaro vai se tornar réu.

O candidato já responde por incitar o estupro.

Marco Aurélio já disse ser possível que o STF tenha de decidir se réus em ações penais podem se candidatar à Presidênci­a. Isso porque, em 2016, a corte deliberou que réus que estejam na linha sucessória da Presidênci­a não podem assumir.

Na denúncia, a procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, diz que “usou expressões de cunho discrimina­tório, incitando o ódio e atingindo diretament­e vários grupos sociais”, durante palestra no Clube Hebraica do Rio, em 2017. No Rio, o candidato, que nega o racismo, disse que “a intenção [de seus adversário­s] é criar um fato político negativo”.

Inicialmen­te, o julgamento do recebiment­o da denúncia de racismo estava previsto para 4 de setembro, quando a campanha eleitoral já estará a pleno vapor na TV. A defesa de Bolsonaro pediu a Marco Aurélio para adiantar a análise para esta terça e o relator atendeu. Há um temor do impacto do julgamento sobre a campanha do militar.

 ?? Zanone Fraissat/folhapress ?? Jair Bolsonaro (PSL) em campanha em São Paulo
Zanone Fraissat/folhapress Jair Bolsonaro (PSL) em campanha em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil