Agora

Superlotad­o, hospital interna pacientes em sala de espera

Corredores do Ermelino Matarazzo já estão cheios, e pacientes têm de ficar em outras salas

- Thiago braga

Pacientes que precisam ficar internados no Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, têm sido alojados em salas de espera da unidade por causa da superlotaç­ão nos quartos e nas enfermaria­s. Este é mais um capítulo da situação do hospital, que convive desde o ano passado com os corredores lotados de pacientes (leia texto abaixo).

O Agora esteve ontem no local e constatou a superlotaç­ão. Na sala de espera, onde os pacientes deveriam aguardar por sessões de inalação e consultas com um oftalmolog­ista, o que havia eram três macas ocupadas, uma delas com um homem com suspeita de AVC, e uma vazia.

Os corredores também estavam lotados de macas. Segundo familiares e pacientes, o atendiment­o precário ocorre há tanto tempo que virou rotina. Na parede de um dos corredores havia uma placa informando que ali fica a ala de observação feminina, com espaço para um “leito extra”.

Mas a crítica de quem usa o hospital de Ermelino Matarazzo vai além da falta de vagas para internação. Pacientes e acompanhan­tes reclamam que em alguns momentos faltam macas, ou as que têm apresentam problemas nas grades de proteção, cadeira de rodas e cobertor.

“Minha mãe quebrou o tornozelo e não tem uma comadre para usar. É um sufoco ter que ir até o banheiro. A comida está fria e é ruim”, afirma a comerciant­e Joyce Pereira Santos, 36 anos. Segundo ela, os médicos disseram que a mãe dela terá que esperar pelo menos cinco dias para operar o tornozelo.

Banheiros sujo

Além disso o hospital, que já foi referência em atendiment­o médico na região leste da capital, está com o banheiro sujo, sem tampas nos vasos sanitários e com portas de armários quebradas. No setor de atendiment­o a gestantes, uma das paredes tem uma grande rachadura, logo acima dos bancos de espera.

 ?? Fotos Thiago Braga/folhapress ?? Enfermeira atende paciente internado em sala de espera do Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, onde foi improvisad­a a internação; no local, havia ao menos quatro macas ontem
Fotos Thiago Braga/folhapress Enfermeira atende paciente internado em sala de espera do Hospital Municipal de Ermelino Matarazzo, na zona leste de São Paulo, onde foi improvisad­a a internação; no local, havia ao menos quatro macas ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil