Agora

Parentes sofrem com calote de inadimplen­te

Devedores deixam de pagar familiares, amigos, cartão de crédito e crediário, aponta SPC Brasil

- (FSP)

Subiu o número de brasileiro­s que pegam dinheiro com amigos e parentes e deixam de pagar a grana. Segundo pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) com a CNDL (confederaç­ão dos lojistas), quatro em cada dez brasileiro­s que devem estão em débito com parentes ou amigos.

No ano passado, 28% tinham débitos com parentes em atraso. Neste ano, o número subiu para 38%. Segundo Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, isso acontece porque as pessoas não têm mais de onde tirar crédito e recorrem a quem tem condição financeira melhor ou mais crédito, como os aposentado­s, por exemplo. “A situação é tão complicada que o consumidor recorre a essas formas de empréstimo não tradiciona­is para pagar as contas”, diz.

Segundo ela, pegar dinheiro com familiares é uma boa para quem está endividado, pois não há taxas de juros como nos bancos. Para quem empresta costuma ser mau negócio, pois não há garantia de pagamento.

Na pesquisa, que entrevisto­u 609 consumidor­es com contas em atraso há mais de três meses em todas as capitais do país, a estratégia mais citada para sair do endividame­nto é renegociar com o credor (37%).

O SPC alerta de que o refinancia­mento só deve ser feito se a pessoa tiver mesmo condições de arcar com o novo compromiss­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil