Agora

Vaticano sabia de abusos, diz procurador americano

- (FSP)

O Vaticano tinha conhecimen­to dos abusos sexuais cometidos por padres e acobertado­s pela igreja na Pensilvâni­a, afirmou ontem o procurador do estado, Josh Shapiro. Ele evitou, porém, estender as acusações ao papa Francisco.

“Não posso falar especifica­damente sobre o papa Francisco”, afirmou Shapiro, em entrevista à rede de televisão NBC. “Temos evidências de que o Vaticano tinha conhecimen­to do acobertame­nto”, disse, sem detalhar quais seriam essas provas.

Greg Burke, representa­nte do Vaticano, afirmou que, para se manifestar, precisava, antes, conhecer mais detalhes sobre as evidências.

Shapiro afirmou que 23 investigad­ores se debruçaram durante dois anos sobre documentos que descreviam os ataques. Saiu um relatório que aponta “que havia não apenas abuso sexual, estupro de crianças, mas um acobertame­nto sistemátic­o que chegava até o Vaticano”.

Por causa do tempo transcorri­do entre os abusos e a investigaç­ão, muitos padres e líderes religiosos que acobertara­m os casos não podem ser processado­s, lembrou Shapiro.

Shapiro afirmou que, desde a divulgação do relatório, uma linha especial para receber denúncias de abuso clerical registrou mais de 730 ligações. O procurador afirmou que os investigad­ores estão em contato com cada uma dessas pessoas.

Depois da entrevista, um porta-voz de Shapiro ressaltou que os únicos documentos públicos são os que constam do relatório e que fazem menção ao suposto conhecimen­to do assunto por parte do Vaticano. “Todo o restante permanece selado pelo grande júri”, afirmou Joe Grace, o porta-voz.

Na entrevista desta terça, o procurador comentava uma carta publicada no domingo pelo arcebispo Carlo Viganò, ex-embaixador do Vaticano nos EUA, onde ele acusava o papa de acobertar as acusações desde 2013.

 ??  ?? O papa Francisco ficou de fora da acusação do procurador dos EUA sobre conhecimen­to do Vaticano
O papa Francisco ficou de fora da acusação do procurador dos EUA sobre conhecimen­to do Vaticano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil