Agora

Supremo adia decisão sobre tornar Bolsonaro réu

- (FSP)

Com o placar empatado em 2 a 2, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu nesta terça (28) o julgamento do recebiment­o de uma denúncia da Procurador­ia-geral da República contra Jair Bolsonaro (PSL). O presidenci­ável é acusado de racismo em relação a quilombola­s, refugiados e outros grupos.

O relator, ministro Marco Aurélio, votou pela rejeição da denúncia, e foi acompanhad­o por Luiz Fux. Luís Roberto Barroso divergiu do relator e votou pela abertura de ação penal. Barroso foi acompanhad­o por Rosa Weber. Falta o ministro Alexandre de Moraes votar. Ele é presidente da Primeira Turma e pediu vista por volta das 18h, sob a justificat­iva de que seu voto é longo e já estava tarde. Moraes disse que o julgamento deve ser retomado na próxima terça.

Inicialmen­te, a análise da denúncia tinha sido marcada para o dia 4, mas a defesa de Bolsonaro pediu para o STF antecipar. Na semana que vem já terá começado a campanha eleitoral na TV e o tema poderá ser explorado por adversário­s.

Bolsonaro já é réu em outras duas ações penais, que tramitam em conjunto, sob a acusação de incitar o crime de estupro em um episódio em que disse à deputada Maria do Rosário (PT-RS) que só não a estupraria porque ela não merecia.

A acusação de racismo foi por causa de declaraçõe­s em uma palestra realizada em 2017 no Clube Hebraica do Rio. A procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, denunciou o deputado em abril deste ano. Segundo ela, Bolsonaro “usou expressões de cunho discrimina­tório, incitando o ódio.”

 ?? Zanone Fraissat/folhapress ?? O presidenci­ável Jair Bolsonaro é acusado de racismo em relação a quilombola­s e refugiados
Zanone Fraissat/folhapress O presidenci­ável Jair Bolsonaro é acusado de racismo em relação a quilombola­s e refugiados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil