Agora

Alunos pedem manutenção de noturno

- (Luciano Cavenagui)

Sete escolas estaduais localizada­s nos bairros Itaim Paulista e São Miguel Paulista (ambos na zona leste de SP) planejam fechar as aulas no período noturno em 2019, segundo professore­s e alunos. O cancelamen­to afeta os estudantes do ensino médio e também do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Professore­s já foram avisados pela direção das escolas e alunos estão se mobilizand­o por meio de abaixo-assinados. A Apeoesp (Sindicato dos Professore­s do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) afirma que as alterações estão em andamento.

Os colégios afetados são Professor Fernandes Soares, Henrique Smith Bayma, João Prado Margarido, Carlos Gomes, República do Suriname, Heckel Tavares e José Righetto Sobrinho.

“Há três semanas, a direção da escola nos comunicou que as aulas noturnas seriam cortadas. Não deu muitas explicaçõe­s, falou apenas que eram ordens superiores. Não falaram para onde iriam os professore­s e alunos. A partir daí, houve mobilizaçã­o, principalm­ente dos estudantes”, afirma o professor Eduardo Maciel, que dá aulas de sociologia na escola Heckel Tavares.

“A direção do colégio reuniu os professore­s e comunicou as alterações. Não sabemos para qual escola seremos transferid­os, pois outras na região também fecharão”, diz Jeferson Oliveira, 40 anos, professor de geografia da escola Professor Fernandes Soares. Alunos do mesmo colégio estão se mobilizand­o pela internet e promovendo um abaixo-assinado.

“Recebemos informaçõe­s dos professore­s dessas sete escolas sobre o fechamento a partir de 2019. O sindicato ainda não foi comunicado oficialmen­te”, afirma Ana Paula Cordeiro, que é coordenado­ra da Apeoesp dos bairros Itaim Paulista e São Miguel Paulista.

Em 2015, após vários protestos, o estado suspendeu a reorganiza­ção escolar, que previa fechamento de 93 escolas e transferên­cia de 311 mil alunos.

 ?? Ronny Santos/folhapress ?? Fachada da escola Professor Fernandes Soares, Itaim Paulista (zona leste), onde pais e professore­s fazem abaixo-assinado contra fim do período noturno
Ronny Santos/folhapress Fachada da escola Professor Fernandes Soares, Itaim Paulista (zona leste), onde pais e professore­s fazem abaixo-assinado contra fim do período noturno

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil