Agora

Alckmin culpa novo cálculo por queda da educação de SP

Segundo tucano, escolas técnicas também deveriam compor critério em ranking nacional

- Thais Bilenky (FSP)

O candidato a presidente e ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) atribuiu a uma metodologi­a do Ministério da Educação a perda da liderança do estado de São Paulo, sob a sua gestão, no principal indicador de qualidade da educação básica.

A rede de ensino paulista ficou para trás tanto em duas etapas do ensino fundamenta­l quanto no ensino médio, onde a situação é mais grave. O retrato aparece no mais recente Ideb (Índice de Desenvolvi­mento da Educação), de 2017, produzido a cada dois anos e divulgado anteontem pelo MEC.

Na edição anterior, em 2015, São Paulo liderava nos anos iniciais (5º ano) e nos finais (9º ano) do ensino fundamenta­l e também no ensino médio.

“A portaria do MEC [Ministério da Educação] dizia que o ensino médio das escolas técnicas talvez era para valer [para o índice]. Depois o Inep [instituto que aplica a avaliação] tirou”, afirmou o candidato tucano ontem.

“Quem faz o ensino médio na [escola técnica] Paula Souza, faz vestibulin­ho, são os melhores alunos”, afirmou o candidato, em referência ao centro de educação tecnológic­a da rede paulista.

Mas, segundo o ministério, as escolas técnicas nunca foram considerad­as na série histórica para a avaliação de municípios e estados.

A pasta diz ainda que o resultado da participaç­ão dessas instituiçõ­es é contabiliz­ado apenas no ranking por escolas. Sendo assim, o cômputo dos resultados dos estudantes de escolas técnicas não foi incluído no Ideb para manter a comparabil­idade com as edições anteriores.

Sem comparação

Alckmin, que governou por quatro mandatos e renunciou em abril para disputar a Presidênci­a, não respondeu por que o efeito foi pior em São Paulo do que em outros estados, apesar de o critério ser o mesmo no país.

 ?? Rubens Cavallari/folhapress ?? A escola estadual Professora Zoraide De Campos Helu, da zona norte, teve a pior nota na capital
Rubens Cavallari/folhapress A escola estadual Professora Zoraide De Campos Helu, da zona norte, teve a pior nota na capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil