Agora

Veja se o cliente deve manter ou mudar seus investimen­tos

- Maria Cristina Frias

“Está um sobe e desce do dólar e da Bolsa. Até no Tesouro Direto está diferente. Será que mudo de aplicação no Tesouro?”, pergunta a leitora Eliane.

Por causa das eleições, mas também por causa de medidas do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos, e problemas na Argentina, na Turquia e em outras partes do mundo, a rentabilid­ade de investimen­tos tem oscilado muito.

Desvaloriz­ação

Alguns títulos se desvaloriz­aram, mas, se é o caso de mudar de investimen­to, a resposta depende de cada caso e das caracterís­ticas de cada um.

Para quem se aflige e precisa do dinheiro, talvez seja mais prudente vender os títulos de vencimento distante porque eles carregam mais risco no longo prazo (por isso, tendem a pagar mais).

Quando manter?

Se este não for seu caso ou se você está guardando o dinheiro para o futuro, não vai precisar dos recursos num prazo curto. Com isso, pode manter esses papéis porque eles tendem a se recuperar. Ou ao menos a retomar o preço em que foram comprados.

Opte pelo melhor

Está em dúvida como a leitora? Opte pelo Tesouro Selic, que tem menos variação porque é um pós fixado. Ele rende o que está dando a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia do país.

Emergência

Esse tipo de título serve, inclusive, para o caso de uma emergência na qual precise se desfazer do papel, porque ele sempre terá rendimento no valor da taxa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil