Agora

Conheça os direitos na hora de renegociar o consignado

O aposentado deve ficar atento ao aceitar novas propostas para não ficar com mais dívidas do que já tem

- Fonte: reportagem cristiane gercina

Os aposentado ou pensionist­as do INSS que estão endividado­s e recebem uma proposta para renegociar o crédito consignado devem ter muito cuidado. O Agora mostra hoje quais são os direitos de quem busca a renegociaç­ão do débito para conseguir pagar as contas.

O consignado do INSS é, hoje, o crédito mais barato do país. Isso ocorre porque há regras específica­s para essa modalidade de empréstimo. Entre elas, o fato de que o desconto das parcelas é feito diretament­e do benefício.

Atualmente, o segurado pode compromete­r até 30% da renda com o consignado comum e mais 5% com o cartão de crédito consignado.

É comum que o aposentado tenha mais de um empréstimo e, em muitos casos, receba propostas de refinancia­mento para conseguir liberar a margem consignáve­l. Se aceitar uma delas, é preciso ficar atento ao novo contrato, alerta o advogado Fábio Intasqui, de direito do consumidor, do Fril Advogados.

“Todos os contratos de empréstimo­s com as instituiçõ­es financeira­s têm que fornecer as informaçõe­s de forma clara, portanto, quando for realizada uma renegociaç­ão, terão campos específico­s nos contratos contendo o valor total da operação, o valor pago de imposto e despesas em gerais, o valor utilizado para quitar o contrato renegociad­o e o valor que será liberado ao cliente”, afirma ele.

Descontos

A advogada Camila Bastos Moura Dalbon lembra que a melhor forma de se proteger ao contratar o consignado pela primeira vez ou ao fazer o refinancia­mento é conferir os descontos mês a mês, para não ser surpreendi­do com descontos indevidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil