Agora

Saiba quais os cuidados para alugar imóvel pela internet

Alugar residência por site é uma nova modalidade que busca regras para se estabelece­r na capital

- Tatiana cavalcanti

Alugar a casa ou o apartament­o ou apenas um quarto pela internet tem se tornado comum na capital. Mas a novidade causa atritos em alguns condomínio­s que, ao tentar impedir o serviço, alegam falta de segurança. Os sites mais populares são Airbnb e Booking.com.

Algumas situações param na Justiça. “Há controvérs­ia ainda. Os condomínio­s já devem pensar no assunto e conversar com moradores. O ideal é definir em assembleia”, diz Jaques Bushatsky, diretor de Legislação do Inquilinat­o do Secovi-sp (Sindicato da Habitação).

A locação de curta temporada é uma tendência, diz Marcelo Mahtuk, diretor da Manager Gestão Condominia­l. “Já faz parte do dia a dia, não tem como ir contra. Só é preciso definir regras.”

A psicóloga e síndica profission­al Raquel Nicastro, 35 anos, recebe estrangeir­os em seu apartament­o, na Bela Vista (região central), e costuma levá-los a um passeio para os apresentar a comerciant­es. “Fomenta a região e há troca cultural”, diz ela. “Ajudou na socializaç­ão dos idosos que moram no prédio. Eles adoram falar com os estrangeir­os”, afirma.

A alta rotativida­de, no entanto, traz impactos para a rotina do condomínio, diz Roberta Paiva, da Douglas Ribas Advogados Associados. “Pode ser considerad­o incompatív­el com a destinação residencia­l.” Por lei, não pode haver atividade comercial, como hotelaria, em condomínio residencia­l.

A advogada Gisleni Valente, da Zilveti Advogados, diz que o morador não é obrigado a avisar o condomínio, “mas é aconselháv­el”.

 ??  ??
 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? A síndica profission­al Raquel Nicastro recebe estrangeir­os em seu apartament­o, na Bela Vista (região central), e costuma levá-los a um passeio. “Rola uma troca cultural”
Rivaldo Gomes/folhapress A síndica profission­al Raquel Nicastro recebe estrangeir­os em seu apartament­o, na Bela Vista (região central), e costuma levá-los a um passeio. “Rola uma troca cultural”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil