Agora

Aposentado anota a data de ir ao médico para não esquecer consulta

- Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (EG)

Mesmo sem nunca ter faltado em uma consulta ou exame pré-agendado na rede pública de saúde, o metalúrgic­o aposentado Plácido Rodrigues Lara, 82 anos, morador na Vila Liviero, usa como estratégia­s anotar em local visível a data do futuro atendiment­o na unidade e não marcar outro compromiss­o para aquele dia.

“Demora tanto para marcar e quando chega o dia, não vou. Isso não pode acontecer”, afirma Lara, que esteve ontem na UBS Luiz Ernesto Mazzoni, na Vila Liviero, para agendar consulta, primeirame­nte, com médico clínico —o posto marcou a consulta somente para o dia 17 de outubro. “Queria antes, porque perdi a resistênci­a no dedo indicador da mão direita por um problema que tive uns 20 anos atrás. Não consigo pegar nada, porque sinto uma espécie de choque e dormência”, conta o aposentado.

O vendedor autônomo Marcos Evangelist­a de Santista, 51, morador no Jardim Nordeste, em Artur Alvim (zona leste), também costuma anotar a data da consulta para não esquecer. “O posto de saúde até avisa por telefone e por SMS, mas é bom não arriscar. Dependendo da especialid­ade, a espera gira entre três e quatro meses para passar por consulta”, afirma. Ontem pela manhã, ele passava por consulta para mostrar os resultados dos exames de sangue na UBS Burgo Paulista.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Cartaz na UBS Luiz Ernesto Mazzoni, na Vila Liviero, no distrito do Sacomã (zona sul) alerta que “faltar à consulta faz mal à saúde”; campanha de conscienti­zação
Rivaldo Gomes/folhapress Cartaz na UBS Luiz Ernesto Mazzoni, na Vila Liviero, no distrito do Sacomã (zona sul) alerta que “faltar à consulta faz mal à saúde”; campanha de conscienti­zação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil