Agora

Dedé volta depois de cinco anos

- Danielle brant julia zaremba luiz cosenzo (FSP)

Três cirurgias no joelho, uma artroscopi­a e só 12 jogos disputados em um intervalo de três anos. O que poderia significar uma queda na carreira ou até uma aposentado­ria precoce serviu de estímulo para uma volta por cima e em grande estilo.

É exatamente o que aconteceu com o zagueiro Dedé, 30 anos, do Cruzeiro. Com boas atuações na atual temporada, o jogador foi convocado novamente para a seleção brasileira e terá sua primeira oportunida­de como titular com o técnico Tite no amistoso contra El Salvador.

Na última sexta, ele atuou por dez minutos após substituir o zagueiro Thiago Silva, o que acontecerá novamente nesta noite. Assim, formará dupla com Marquinhos.

“Voltar à seleção neste momento é muito gratifican­te e um motivo de orgulho, porque todo mundo sabe o que eu passei. A gente entra, imagina tudo o que passou, vê momentos bons na minha carreira. Mas só queria passar mesmo que eu estou muito feliz, vivendo um momento mágico”, disse o zagueiro.

Dedé foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira em 2011 por Mano Menezes. Com 23 anos na época, era uma das apostas para a Copa de 2014. Ele jogou em seis oportunida­des.

Com a queda de Mano, hoje seu técnico no Cruzeiro, o jogador perdeu ainda mais espaço com a chegada de Felipão. Até o Mundial do Brasil, foi convocado para quatro amistosos e marcou um gol contra Zâmbia, quando atuou pela última vez. Na convocação para a Copa, foi preterido pelo zagueiro Henrique, hoje no Corinthian­s.

Naquele ano, conquistar­ia o bicampeona­to brasileiro pelo Cruzeiro e o vice da Copa do Brasil antes de começar a viver um drama com as seguidas lesões no joelho direito. No total, foram três cirurgias no local e uma artroscopi­a no esquerdo.

“Foi um período muito difícil, mas o Dedé nunca pensou em desistir ou que não fosse dar certo. Todo o período de recuperaçã­o foi assim. Ele não gostava de falar sobre o assunto. Dizia que quando tivesse novidade contaria”, contou Patrícia Gonçalves, mulher de Dedé.

Apesar do apoio da diretoria e de torcedores na recuperaçã­o, Dedé sofreu com comentário­s. “Alguns tiraram sarro e debochavam. Ouvimos que ele estava se formando em medicina. Agora é uma vitória pessoal do Dedé”, contou Patrícia.

 ?? Lucas Figueiredo - 5.set.18/cbf ?? Dedé passa por obstáculo durante treinament­o da seleção; zagueiro supera lesões será titular nos EUA
Lucas Figueiredo - 5.set.18/cbf Dedé passa por obstáculo durante treinament­o da seleção; zagueiro supera lesões será titular nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil