Agora

Manuela abriu mão de candidatur­a para apoiar PT

- (FSP)

Com carreira precoce em campanhas eleitorais, Manuela D’ávila (PC do B) terá agora, como candidata a vice na chapa do PT, a disputa de maior visibilida­de de sua carreira. Antes de selar o acordo orquestrad­o por Lula, porém, Manuela oficializo­u sua candidatur­a à Presidênci­a, o que desagradou a muitos petistas.

Em 5 de agosto, quatro dias após a convenção que lançou Manuela no pleito para o Planalto, o PC do B firmou aliança com o PT e desistiu de ter um nome próprio na disputa.

Caso a chapa petista vença, Manuela será a segunda mulher a ocupar a Presidênci­a. Em relação a sua antecessor­a, Dilma Rousseff (PT), possui a vantagem de já ter disputado eleições e conhecer mais de perto os meandros do jogo político.

Nascida em Porto Alegre, Manuela iniciou cedo a carreira política. Em 2004, aos 23 anos, elegeu-se vereadora de sua cidade-natal. Em 2006 e 2010 venceu para o cargo de deputada federal com recorde de votos no Rio Grande do Sul.

Na Câmara Federal relatou o Estatuto da Juventude e presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Neste último posto, teve em 2011 um embate com Jair Bolsonaro, então deputado pelo PP, hoje candidato à Presidênci­a pelo PSL.

Manuela concorreu, sem sucesso, à Prefeitura de Porto Alegre em 2008 e 2012.

Em 2014, trocou Brasília pelo Rio Grande do Sul e elegeu-se deputada estadual com a maior votação no estado naquela ano.

 ?? Marlene Bergamo/folhapress ?? A candidata a vice do PT, Manuela D’ávila
Marlene Bergamo/folhapress A candidata a vice do PT, Manuela D’ávila

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil