Agora

Trabalhado­r do comércio da capital terá reajuste de 5%

A convenção coletiva da categoria vai ser assinada na semana que vem; 500 mil devem ter aumento

- Cristiane gercina fernanda brigatti Fonte: Sindicato dos Comerciári­os de São Paulo

Os cerca de 500 mil comerciári­os da capital deverão ter reajuste salarial de 5%, segundo Ricardo Patah, presidente do Sindicato dos Comerciári­os de São Paulo.

O acordo feito com os patrões garantirá aos trabalhado­res um aumento de 1,3% acima da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), nas estimativa­s do sindicato.

A data-base da categoria é 1º de setembro. Com isso, a alta salarial deve valer para o salário deste mês, a ser pago em outubro. O índice oficial só sai no início do mês que vem. Em geral, nas convenções, há acordo com os patrões para que a diferença salarial seja paga depois.

A previsão é que, na segunda-feira, o sindicato se reúna com a Fecomercio­sp (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) para assinar a convenção coletiva, que deverá ter validade até o dia 31 de agosto de 2019.

Atualmente, o salário inicial no comércio varia conforme o tamanho da empresa. para empresas com até dez funcionári­os para empresas com mais de dez funcionári­os Para as lojas com até dez funcionári­os, o valor é de R$ 1.224. Já para locais com mais de dez contrataçõ­es, o salário é de R$ 1.345.

A convenção define também o valor da remuneraçã­o de office-boy, faxineiro, copeiro e empacotado­r, que costuma ser menor, mas tem o mesmo reajuste.

O sindicato foi um dos que, em 2017, conseguiu aprovar a taxa negocial em substituiç­ão ao imposto sindical obrigatóri­o, que chegou ao fim com a nova CLT. Não houve informação se esse desconto permanecer­á. A Fecomercio­sp não se posicionou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil