Agora

Turra é homem de confiança

- (FSP)

Gaúcho de Tuparandi, Paulo César Turra, 44 anos, não tem o mesmo bigode e porte físico do baixinho Murtosa, mas tem se mostrado tão participat­ivo quanto.

Um dia após o anúncio da volta do técnico, em 26 de julho, o auxiliar chegava ao clube acompanhad­o de Carlos Pracidelli, outro integrante da comissão técnica.

Como Scolari ainda precisava resolver questões pessoais em Portugal e só seria apresentad­o no final da semana seguinte, Turra assumiu os treinament­os no dia 30 e de cara mostrou diferenças em relação ao trabalho de Roger Machado.

Desde o início dos trabalhos da nova comissão, foram 13 jogos (8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas) e apenas 3 gols sofridos em partidas válidas pelo Brasileiro, Copa do Brasil e Libertador­es —14 gols a favor.

“O Paulo é um cara de pensamento moderno, do futebol atual, dinâmico. Ele tem um lado europeu, de marcar muito forte, transição ofensiva rápida, que utiliza também do jogo direto, algo que acontece muito na Europa. Jogo que prioriza a bola e encurta espaços”, conta Marcelo Caranhato, 41, técnico atualmente sem clube.

O ex-treinador do Cianorte-pr trabalhou como auxiliar de Turra no Caxias-rs (2015) e no Brusque-sc (2011). Os dois também jogaram juntos, em 2006, no Novo Hamburgo-rs.

Para ele, o amigo e Felipão se completam. O primeiro é um cara “determinad­o” e “estudioso do futebol” e o segundo é um “grande especialis­ta” em gestão de grupo.

Turra deu um tempo na carreira de técnico para se juntar a Scolari no Guangzhou Evergrande-chn.

No ano anterior, comandou o Cianorte no título invicto da segunda divisão do Campeonato Paranaense.

Houve também fases difíceis no comando de equipes, como a campanha que culminou no rebaixamen­to do Caxias no Gaúcho de 2015.

O encontro com Felipão no clube chinês não foi à toa. Antes, Turra já havia feito estágio no Palmeiras com o comandante, em 2011, e tinha sido atleta dele no clube paulista, em 2000.

 ?? Cesar Greco - 9.set.18/ag. Palmeiras/divulgação ?? O auxiliar Paulo Turra escuta o ponto eletrônico no clássico Palmeiras e Corinthian­s, no Allianz Parque
Cesar Greco - 9.set.18/ag. Palmeiras/divulgação O auxiliar Paulo Turra escuta o ponto eletrônico no clássico Palmeiras e Corinthian­s, no Allianz Parque

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil