Agora

Trânsito da capital mata mais aos finais de semana

Intervalo entre a noite de sexta-feira e a madrugada de segunda é o líder em mortes em São Paulo

- Fabrício lobel (FSP)

Praticamen­te metade dos acidentes com mortes no trânsito paulistano ocorre entre a noite de sexta-feira e madrugada de segunda.

De acordo com especialis­tas, o dado é fruto da imprudênci­a no trânsito diante de vias mais vazias, com a perigosa mistura de álcool e direção, além da baixa fiscalizaç­ão nesses dias.

Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), sob gestão Bruno Covas (PSDB), de 2015 a 2017 foram contabiliz­adas 1.253 mortes entre as noites das sextas e as madrugadas das segundas. Este dado equivale a 48% de todas as mortes nesses três anos. Para se ter uma ideia da concentraç­ão das vítimas, o período do final de semana ampliado representa­m apenas 36% do tempo de uma semana.

A partir do desdobrame­nto desses dados, é possível verificar que o dia com maior concentraç­ão de mortes na cidade é o domingo, com 553 casos. Nesse dia, metade dos acidentes fatais se concentra na manhã, até as 8h30. A outra metade é mais Mortes Fim de semana estendido* Quase metade das mortes acontece nos fins de semana estendidos, que representa­m cerca de 35% da semana diluída no restante da manhã, à tarde e à noite.

Aos domingos

Na manhã de um desses domingos, em março de 2017, seis jovens morreram quando voltavam de um baile funk no Grajaú (zona sul). Segundo testemunha­s, o veículo em que estavam os jovens teria invadido a contramão para fazer uma ultrapassa­gem e colidido de frente com micro-ônibus. As vítimas tinham de 16 a 22 anos.

Assim como aos domingos, no sábado a maioria das mortes acontece nas primeiras horas do dia. Foi o que ocorreu, por exemplo, no dia 30 de setembro do ano passado, quando uma motorista alcoolizad­a invadiu uma área de acostament­o da marginal Tietê e matou três pessoas.

Um dos mais recentes foi no início de agosto, sextafeira, quando três pessoas morreram em acidente com dois carros de luxo no Itaim Bibi (zona oeste).

 ?? Reprodução/sbt ?? Um dos carros de luxo, da marca BMW, envolvidos em acidente que deixou três mortos no Itaim Bibi (zona oeste); fim de semana concentra maioria das mortes
Reprodução/sbt Um dos carros de luxo, da marca BMW, envolvidos em acidente que deixou três mortos no Itaim Bibi (zona oeste); fim de semana concentra maioria das mortes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil