Agora

Hospital do Tatuapé adia cirurgia por falta de material

Idosa esperou 30 dias, foi operada e morreu de pneumonia. Outra paciente aguarda desde 28 de agosto

- Elaine granconato

Pacientes de ortopedia no Hospital Municipal do Tatuapé (zona leste), referência na área de traumatolo­gia, esperam há pelo menos duas semanas para serem submetidos a cirurgias. O motivo da demora é a falta de materiais. Há casos de peças ortopédica­s que, quando entregam, estão contaminad­as, de acordo com familiares de uma paciente, o que obriga o médico a desmarcar o procedimen­to agendado e reagendado por inúmeras vezes.

A família da paciente Aurezina Maria Dias, 91 anos, afirma que a demora na cirurgia culminou na morte dela. Moradora da Vila Rica (zona leste de São Paulo), ela morreu anteontem, após 37 dias de internação.

A paciente havia sido levada ao hospital no dia 11 de agosto, após quebrar o fêmur em casa. Segundo um dos filhos de Aurezina, o professor Wilson Limeira Dias, 56 anos, em três vezes que a mãe foi encaminhad­a ao centro cirúrgico, retornou ao quarto sem que o procedimen­to fosse feito —duas porque o material estava contaminad­o e uma, em falta.

A idosa foi operada apenas na quarta vez, no dia 10. Depois, foi levada para recuperaçã­o na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e teve complicaçõ­es pulmonares quatro dias depois. “A pneumonia só foi consequênc­ia do longo tempo em que ficou hospitaliz­ada à espera da cirurgia”, diz o filho. A família registrou dois boletins de ocorrência.

Outro caso

A auxiliar de enfermagem Maria Cristina Montanari, 54 anos, moradora na Vila Curuçá (zona leste), até ontem aguardava a chegada de material para cirurgia no braço direito. Ela está internada na unidade desde o dia 28 de agosto. “Toda hora inventam uma desculpa. Uma hora é falta de material; outra não tem o aparelho para a cirurgia”, afirma a irmã de Maria Cristina, Márcia Sueli Montanari, 58 anos.

 ?? Divulgação ?? A auxiliar de enfermagem Maria Cristina Montanari, 54 anos, no quarto do Hospital Municipal do Tatuapé (zona leste); ela está internada desde o dia 28 de agosto, à espera de cirurgia no braço direito
Divulgação A auxiliar de enfermagem Maria Cristina Montanari, 54 anos, no quarto do Hospital Municipal do Tatuapé (zona leste); ela está internada desde o dia 28 de agosto, à espera de cirurgia no braço direito
 ?? Robson Ventura/folhapress ?? Pacientes esperam em macas no corredor por uma vaga em quarto do Hospital do Tatuapé (zona leste)
Robson Ventura/folhapress Pacientes esperam em macas no corredor por uma vaga em quarto do Hospital do Tatuapé (zona leste)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil