Agora

Brasil alcança meta de vacinar 95% das crianças

- (FSP e TC) Claudia Dantas Fonseca

Brasília Depois de enfrentar problemas de baixa adesão e ter que prorrogar por 15 dias a campanha de vacinação, o Brasil atingiu a meta de imunizar 95% das crianças de um ano até cinco anos, contra sarampo e poliomieli­te.

Os dados são de balanço do Ministério da Saúde, divulgado ontem. O levantamen­to mostra que, dois dias após o encerramen­to da campanha, 95,4% das crianças já foram vacinadas contra a pólio e 95,3% contra o sarampo, índice considerad­o ideal para prevenção de surtos no país.

Apesar dos avanços, o cenário ainda não é homogêneo no país e em todas as faixas etárias. A maior dificuldad­e está entre as crianças de um ano. Deste grupo, 88% já foram imunizados. Nas demais faixas etárias, a meta já foi atingida.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, sem atingir a meta, a Secretaria Municipal de Saúde, sob gestão Bruno Covas (PSDB), prorrogou mais uma vez a campanha de vacinação até o dia 29 de setembro. A pasta estadual, sob gestão Márcio França (PSB), porém, afirma que o estado de São Paulo ultrapasso­u a meta de vacinar 95% das crianças contra sarampo e paralisia infantil (poliomieli­te), indicada na campanha de imunização de 2018. No total, foram aplicadas 4,2 milhões de doses contra ambas as doenças, diz.

 ?? Rede Amazônica - 08.set.2018 ?? Pai segura filha, enquanto uma enfermeira aplica vacina; meta de imunização no Brasil foi atingida 7º DIA
Rede Amazônica - 08.set.2018 Pai segura filha, enquanto uma enfermeira aplica vacina; meta de imunização no Brasil foi atingida 7º DIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil