Agora

Bolsonaro alcança 28% e Haddad mantém viés de alta

Candidato petista alcança 16%, mas segue empatado com Ciro Gomes, segundo Datafolha

- Ricardo balthazar (FSP)

Jair Bolsonaro (PSL)

Afastado da campanha nas ruas há duas semanas, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) cresceu e manteve a liderança da corrida presidenci­al, de acordo com uma nova pesquisa do Datafolha.

Segundo o levantamen­to, concluído ontem, o capitão reformado do Exército alcançou 28% das intenções de voto, mantendo a trajetória de cresciment­o observada desde o início da campanha oficial, no fim de agosto.

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que cresce desde sua confirmaçã­o como substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida, alcançou 16% das preferênci­as, mas continua tecnicamen­te empatado com Ciro Gomes (PDT), que está estável, com 13%.

O instituto entrevisto­u 8.601 eleitores de 323 municípios anteontem e ontem. A margem de erro do levantamen­to é de dois pontos percentuai­s, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Folha de S.paulo e pela TV Globo.

As menções espontânea­s a Bolsonaro, antes da apresentaç­ão dos nomes dos candidatos aos entrevista­dos, também cresceram nos últimos dias, assim como as citações a Haddad.

Bolsonaro cresceu nas regiões Sudeste, Norte e Sul, onde atingiu sua melhor marca (37%).

Haddad cresceu no Sudeste e no Nordeste, reduto onde alcança sua melhor pontuação (26%) e única região em que aparece na frente de Bolsonaro.

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) segue estável na pesquisa, com 9%. O tucano está empatado com a ex-senadora Marina Silva (Rede), que perdeu votos nas últimas semanas e aparece agora com 7%.

As simulações feitas pelo Datafolha para vários cenários do segundo turno da disputa mostram que Ciro Gomes é o único candidato que venceria seus adversário­s se a segunda rodada fosse realizada agora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil