Agora

Aliados de candidato contestam nova CPMF

- (FSP)

Brasília A sugestão de recriar um imposto aos moldes da CPMF, feita pelo guru econômico de Jair Bolsonaro (PSL), levou aliados do presidenci­ável a expor divergênci­as em relação ao poder do economista Paulo Guedes em um futuro governo e a iniciar uma operação para descartar a possibilid­ade de aumento da carga tributária.

A ideia de Guedes exposta em reunião com empresário­s anteontem surpreende­u auxiliares do candidato. Embora sem citar a proposta, Bolsonaro recorreu logo pela manhã às redes sociais para falar em diminuição do número de impostos.

A um grupo restrito de nomes do mercado, Guedes disse que pretende recriar um imposto nos moldes da CPMF, que incide sobre movimentaç­ão financeira. Ele falou que quer ainda criar uma alíquota única do IR (Imposto de Renda) de 20% para pessoas físicas e jurídicas. Esse mesmo percentual seria aplicado para tributar lucros e dividendos. As propostas vão na contramão do que vem defendendo adversário­s de Bolsonaro, que falam em simplifica­ção tributária.

Como reação à proposta da CPMF remodelada, os líderes da campanha começaram a diminuir a importânci­a de Guedes em um eventual mandato. “O presidente é quem sempre decidirá o que é mais oportuno”, afirmou o deputado Major Olímpio (PSL), coordenado­r da campanha em SP. “Eu sou contrário à reedição [da CPMF] e o Bolsonaro já disse que também que é”, completou.

A reportagem procurou o economista ontem, mas ele não retornou os contatos. Aos jornais O Globo e O Estado de São Paulo, ele disse que não defende a volta da CPMF. Segundo ele, a ideia não seria a de criar nova tributação, mas substituir impostos federais.

Em outubro de 2007, quando o projeto de prorrogaçã­o da CPMF até 2011 chegou à Câmara dos Deputados, Bolsonaro votou contra nos dois turnos de votação. E atacou o imposto, que chamou de “cubanizaçã­o”.

 ?? Sergio Moraes - 6.ago.18/reuters ?? O economista Paulo Guedes, apontado como o consultor econômico da candidatur­a de Jair Bolsonaro (PSL); proposta de CPMF causa divergênci­a
Sergio Moraes - 6.ago.18/reuters O economista Paulo Guedes, apontado como o consultor econômico da candidatur­a de Jair Bolsonaro (PSL); proposta de CPMF causa divergênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil