Agora

Justiça eleitoral barra 146 candidatos nos estados

- (FSP)

Até ontem, 146 candidatos haviam tido suas candidatur­as indeferida­s pelos Tribunais Regionais Eleitorais com base na Lei da Ficha Limpa. Grande parte deles, contudo, recorreu da decisão no Tribunal Superior Eleitoral e, por meio de decisões liminares, continua em campanha até que haja uma decisão definitiva da corte.

É o caso do senador e candidato a governador de Rondônia Acir Gurgacz (PDT), que percorre o estado pedindo votos mesmo após ter tido a candidatur­a indeferida.

Ele foi condenado neste ano pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) a uma pena de quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por crimes contra o sistema financeiro. Mas conseguiu liminar no TSE para fazer campanha até a decisão final.

Situação semelhante é a de Anthony Garotinho (PRP), que disputa o governo do Rio de Janeiro. Com condenação em segunda instância, ele também chegou a ter a candidatur­a indeferida pelo TRE, mas o TSE suspendeu os efeitos da inelegibil­idade.

Outros dois candidatos a governador também tiveram candidatur­as indeferida­s com base na Ficha Limpa: Marcelo Candido (PDT-SP) e Angelo Castro (PCO-SC).

Candido tem condenação por improbidad­e administra­tiva por contrataçõ­es emergencia­is de funcionári­os em 2005, quando foi prefeito de Suzano (SP), mas nega irregulari­dades. Ele recorreu da decisão e seguirá com a agenda de candidato.

 ??  ?? Marcelo Candido foi condenado por improbidad­e administra­tiva, mas nega qualquer irregulari­dade
Marcelo Candido foi condenado por improbidad­e administra­tiva, mas nega qualquer irregulari­dade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil