Agora

Governo investigar­á delegacias trancadas

- (HB e AH)

O governador Márcio França (PSB) anunciou ontem a abertura de inquérito para apurar o fato de quatro delegacias da capital que voltaram a funcionar de madrugada estarem de portas trancadas entre segunda-feira à noite e a madrugada de anteontem, durante visita da reportagem do Agora.

No mês passado, França determinou a reabertura de 66 delegacias da capital que ficavam fechadas de madrugada. Antes, apenas 27 unidades, as chamadas centrais de flagrante, ficavam de plantão. No início da semana, a reportagem visitou dez desses distritos. Em todas, foi atendida e recebeu orientaçõe­s, mas quatro estavam de portas trancadas —era preciso bater e esperar um policial abrir a porta. As unidades foram as seguintes: 35º DP (Jabaquara), 62º DP (Ermelino Matarazzo), 51º DP (Butantã) e 96º DP (Monções).

Além da investigaç­ão, segundo o governo, o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves, determinou também que a Corregedor­ia da Polícia Civil e o Decap (Departamen­to de Polícia Judiciária da Capital) façam uma vistoria nos 66 distritos policiais reabertos.

Na visita às delegacias, a reportagem também encontrou equipes com, em média, dois policias (investigad­ores ou escrivães), sem delegados. No plantão, esses atuam apenas nas centrais de flagrante.

Crimes leves

Os 66 distritos policiais reabertos de madrugada registram apenas crimes leves, como furtos em geral, roubos de celular e de carros, desapareci­mento de pessoas e perda de documentos. Ocorrência­s mais graves, como latrocínio­s (roubos com morte), homicídios e agressões, são levados para as centrais de flagrante.

 ?? Jardiel Carvalho - 17.set.2018/folhapress ?? Fachada do 51º DP (Butantã), na zona oeste de São Paulo, um dos que estavam de porta trancada entre a noite de segunda e a madrugada de ontem
Jardiel Carvalho - 17.set.2018/folhapress Fachada do 51º DP (Butantã), na zona oeste de São Paulo, um dos que estavam de porta trancada entre a noite de segunda e a madrugada de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil