Agora

Mago no caminho

Em boa fase no Chile, Valdivia tem hoje, pela Libertador­es, o esperado reencontro com o antigo clube

- Alberto nogueira rafaela cardoso (com FSP)

No confronto desta noite com o Colo-colo, do Chile, pelas quartas de final da Libertador­es, o Palmeiras reencontra­rá Valdivia, ídolo da história recente do clube e que vive a fase de maior destaque em sua carreira.

O atleta de 34 anos colecionou duas passagens pelo time alviverde: a primeira de 2006 a 2008 e, a segunda, de 2010 a 2015. Neste período, o Mago foi campeão do Paulistão, em 2008, e da Copa do Brasil, em 2012.

Embora tenha feito fãs, o meia ficou marcado também pelas várias vezes em que foi desfalque. Isso não está se repetindo na equipe chilena.

Valdivia voltou ao Colo-colo, clube que o revelou, no meio do ano passado. Da sua estreia até dezembro de 2017, jogou 14 dos 18 jogos da equipe, conduziu-a ao título chileno e foi eleito o melhor jogador do torneio.

Nesta temporada, repete a assiduidad­e: atuou em 23 dos 30 jogos do Colo-colo.

O Mago encerrou a sua segunda passagem pelo Palmeiras, rumo ao Al Wada, dos Emirados Árabes, em agosto de 2015. O Verdão realizou, até a despedida do camisa 10, 43 partidas naquele ano. O chileno só esteve em campo em dez delas.

A sequência de lesões e problemas físicos, aliados à chegada da Crefisa, que investiu nas contrataçõ­es de atletas como Dudu, fizeram o meia perder o protagonis­mo que tinha em outros tempos.

Nos dois anos anteriores à sua saída, Valdivia esteve em campo em menos da metade das partidas (veja ao lado).

Os sete anos do Mago no Palmeiras, porém, não se resumem apenas à má fama de “chinelinho” que ganhou de alguns torcedores. Os títulos, alguns jogos marcantes contra Corinthian­s e São Paulo —sobretudo no Paulista 2008— e provocaçõe­s aos rivais trouxeram a idolatria.

O meio-campista é, ao lado do paraguaio Arce, o estrangeir­o que mais vestiu a camisa alviverde. Foram 241 apresentaç­ões e 41 gols.

Trajetória

Valdivia chegou ao Palestra Itália em 2006, teve a sua primeira grande fase no ano seguinte e foi o maior destaque do título paulista de 2008. Naquele ano, trabalhou com o técnico Vanderlei Luxemburgo, um fã declarado do futebol do chileno.

“É um grande jogador. Ele alia habilidade e técnica. Faz o time jogar, é provocador e não tem medo de ninguém. Se joga perto da área, é perigoso, pois tem facilidade em colocar os companheir­os na cara do gol”, falou o treinador, atualmente sem equipe.

Não é raro o Mago publicar nas redes sociais fotos com a camisa palmeirens­e, além de homenagens ao ex-clube. Essa identifica­ção causa ansiedade tanto na torcida quanto no atleta.

“Todos sabem o carinho que tenho pelo clube. É um jogo muito especial. Estou ansioso pelo dia. É uma equipe forte, difícil de se decifrar e com jogadores em grande fase”, disse.

 ?? Marcelo Machado de Melo - 29.ago.18/folhapress ?? O meia chileno Valdivia reencontra seu antigo clube nesta noite, em Santiago; ex-camisa 10 do Verdão disse que está ansioso por duelo das quartas de final
Marcelo Machado de Melo - 29.ago.18/folhapress O meia chileno Valdivia reencontra seu antigo clube nesta noite, em Santiago; ex-camisa 10 do Verdão disse que está ansioso por duelo das quartas de final
 ?? Cesar Greco - 10.jun.18/ag. Palmeiras ?? Dudu é um dos destaques do Palmeiras e o jogador deste elenco com mais gols com a camisa palestrina: 50; em janeiro, ele superou o Mago, que soma 41
Cesar Greco - 10.jun.18/ag. Palmeiras Dudu é um dos destaques do Palmeiras e o jogador deste elenco com mais gols com a camisa palestrina: 50; em janeiro, ele superou o Mago, que soma 41

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil