Agora

Comerciant­es reclamam de mais camelôs no Brás

- (Luciano Cavenagui)

Lojistas da região do largo da Concórdia, no Brás (região central de São Paulo), reclamam que há cerca de três meses vem aumentando o número de camelôs irregulare­s que ocupam as calçadas e vias do bairro. Os ambulantes são principalm­ente de países como Nigéria, Senegal, Haiti e Bolívia.

Eles estendem lonas ou tecidos no chão e colocam os produtos, principalm­ente roupas, aproveitan­do a vocação comercial da região.

Quando percebem a chegado do “rapa”, recolhem tudo e mudam de lugar. “O fluxo cresceu bastante de uns três meses para cá. As calçadas ficam tão lotadas que os clientes não conseguem mais entrar nas lojas. Estamos tendo muito prejuízo”, afirma Laíssa Santos, gerente de uma loja de lingeries.

A opinião é compartilh­ada por Lucas Pereira Cardoso, 54 anos, proprietár­io de uma loja de roupas infantis. “Entendo a situação difícil dos imigrantes, eles precisam se sustentar. Mas estão atrapalhan­do os comerciant­es legais que pagam os impostos corretamen­te”, ressalta Cardoso. “Praticamen­te não dá mais para andar em algumas calçadas e ruas”, conta a aposentada Maria Aparecida Ribeiro Simões, 63 anos, que estava com a irmã para comprar o enxoval da neta.

Mais barato

Há também opiniões divergente­s. “Pelo menos eles vendem com preços mais baixos. Fica mais fácil para pagar”, diz a cozinheira Beatriz Gonçalves, 36 anos.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Produtos de camelôs, muitos imigrantes, espalhados pela rua e calçadas do largo da Concórdia, no Brás (região central da capital); comerciant­es reclamam
Rivaldo Gomes/folhapress Produtos de camelôs, muitos imigrantes, espalhados pela rua e calçadas do largo da Concórdia, no Brás (região central da capital); comerciant­es reclamam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil