Agora

Polícia Federal prende em Foz acusado de terrorismo

Libanês de 51 anos é apontado pelo governo dos EUA como financiado­r do grupo islâmico Hizbullah

- (Agências)

Curitiba A Polícia Federal prendeu ontem um homem que o governo americano acusa de ser um dos principais financiado­res do grupo islâmico libanês Hizbullah, considerad­o uma entidade terrorista por EUA, por Israel e pela União Europeia.

O comerciant­e Assad Ahmad Barakat, 51 anos, foi detido em Foz do Iguaçu, no Paraná, após autorizaçã­o do Supremo Tribunal Federal. A prisão foi decretada pela justiça paraguaia, pelo crime de falsidade ideológica.

Em 2004, autoridade­s americanas afirmaram que Barakat era um dos “mais proeminent­es e influentes membros” do Hizbullah e teria atuado como tesoureiro do grupo —o que ele nega.

Segundo o governo americano, Barakat usava suas empresas de importação e exportação de eletrônico­s na Tríplice Fronteira para enviar dinheiro ao Hizbullah no Líbano e na Síria. Comerciant­es da região ainda teriam sido extorquido­s por ele para contribuir com o grupo.

Preso e investigad­o pela Justiça paraguaia em 2002, Barakat foi condenado por sonegação fiscal e associação criminosa, mas sua suposta conexão com o terrorismo não foi comprovada.

O Ministério Público do Paraguai informou, na época, ter encontrado pôsteres do Hizbullah em sua loja, além de vídeos que mostravam marchas militares e atentados com bombas em várias partes do mundo —o que equivaleri­a a uma espécie de “curso de formação de homens-bomba”, segundo os procurador­es.

Cinco anos atrás, a Polícia Federal brasileira chegou a levantar informaçõe­s sobre membros de sua família por suspeita de terrorismo, mas acabou não abrindo inquérito por “falta de elementos”.

O Itamaraty sempre negou a existência de células terrorista­s na Tríplice Fronteira.

Barakat foi detido preventiva­mente nesta sexta e deve ser deportado para o Paraguai, a pedido da Justiça.

A reportagem entrou em contato com a defesa do libanês, mas os advogados ainda não tinham informaçõe­s sobre o novo mandado de prisão.

 ?? Jorge Saenz - 17.nov.03/ap Photo ?? O comerciant­e Assad Ahmad Barakat, quando foi preso pela polícia do Paraguai, em novembro de 2003
Jorge Saenz - 17.nov.03/ap Photo O comerciant­e Assad Ahmad Barakat, quando foi preso pela polícia do Paraguai, em novembro de 2003

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil