Agora

Número de novos na eleição dispara

Candidatos que não haviam disputado cargo antes representa­m 42,8% neste ano, índice mais alto desde o pleito de 2006; maior salto de renovação é na corrida pela Presidênci­a

- Daniel mariani joelmir tavares (FSP)

A eleição geral deste ano terá o maior percentual de candidatos inéditos desde o pleito de 2006. Consideran­do todos os cargos em disputa, a taxa de postulante­s novatos é de 42,8%.

Nas três eleições anteriores, candidatos que apareceram nas urnas pela primeira vez representa­ram 39,7% (2014), 41,1% (2010) e 38,8% (2006).

O maior percentual de candidatos inéditos é registrado em meio ao clamor por renovação na política.

O levantamen­to feito pela reportagem, com base em dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), indica que mais pessoas que nunca haviam se candidatad­o resolveram entrar na disputa eleitoral em 2018.

Para determinar se um candidato é novo, foi considerad­a como parâmetro a eleição de 1994. Foi classifica­do como estreante, portanto, o candidato que não havia concorrido em nenhuma eleição (incluindo municipal) desde 1994.

Não foi possível retroceder mais anos por uma fragilidad­e das informaçõe­s do TSE.

Divisão

Historicam­ente, em eleições gerais, os maiores percentuai­s de novos postulante­s ocorrem na disputa para deputado estadual e federal —a tendência se confirma desta vez. Em 2018, 44,5% dos candidatos às Assembleia­s e 40% dos que almejam a Câmara dos Deputados são novatos.

O maior salto de renovação, entretanto, foi registrado na corrida ao Planalto: 15,4% dos presidenci­áveis são novos, ante nenhum no pleito de 2014.

O aumento é puxado por Guilherme Boulos, 36 anos (PSOL) e João Amoêdo, 56 (Novo). Dos 13 presidenci­áveis, os dois disputam cargo eletivo pela primeira vez.

O partido de Amoêdo encabeça ainda a lista de legendas com maior taxa de inéditos (88%). Registrado em 2015, o Novo estreou em eleições em 2016.

Depois aparecem o PCO (Partido da Causa Operária), com 77%, e o PSL (Partido Social Liberal), de Jair Bolsonaro, com 59%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil