Agora

Haddad repete Lula e diz que pobre entrou no avião

O candidato petista partiu em campanha pelo Nordeste e usou o mesmo discurso do ex-presidente

- Bruno boghossian (FSP)

Durante atos em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), Fernando Haddad (PT) reforçou o apelo a eleitores de baixa renda e repetiu discurso usado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu padrinho político: ele disse que nos governos de seu partido, “pobre se tornou cidadão”.

Haddad, que foi ministro de Lula, disse que “o Brasil atrasou muito” o acesso ao ensino superior e que a defasagem foi corrigida pelo PT.

“Se não fosse um nordestino sem curso superior, isso não teria acontecido até hoje. Aliás, não é só na universida­de. O pobre entrou no avião, entrou no restaurant­e, entrou no banco, entrou em todo canto, porque o pobre se tornou cidadão”, disse.

O eleitorado de menor renda impulsiono­u o cresciment­o de Haddad nas pesquisas até aqui. Em um mês, ele passou de 3% para 20% das intenções de voto no segmento que recebe até dois salários mínimos. O petista está empatado nesse grupo com Jair Bolsonaro (PSL), que tem 19%.

O PT acredita que ele ainda pode crescer mais entre esses eleitores, principalm­ente devido à popularida­de de Lula. Quase metade dos entrevista­dos dessa faixa de renda não sabe que Haddad é apoiado pelo ex-presidente.

Em discurso de pouco mais de seis minutos, Haddad culpou opositores e o governo Michel Temer pela desacelera­ção da economia.

“Nós não estaríamos vivendo a crise que estamos vivendo hoje se o nosso projeto não tivesse sido sabotado por esses golpistas que estão aí”, disse, em referência aos políticos que apoiaram o impeachmen­t de Dilma Rousseff. A seu lado, estava Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco que apoiou a derrubada da então presidente em 2016.

Em entrevista após o evento, Haddad afirmou que sua proposta de isenção de imposto de renda para quem ganha até cinco salários mínimos não prejudicar­á as contas públicas.

 ?? Ricardo Stuckert ?? Caminhada de campanha ontem, no Recife (PE), teve Fernando Haddad, Manuela D’ávila, o governador Paulo Câmara e o senador Humberto Costa
Ricardo Stuckert Caminhada de campanha ontem, no Recife (PE), teve Fernando Haddad, Manuela D’ávila, o governador Paulo Câmara e o senador Humberto Costa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil