Agora

Aposentado pede o adicional da invalidez

Perícia para analisar nível de incapacida­de do segurado foi em março, mas o INSS ainda não decidiu

- Fernanda brigatti clayton castelani

O aposentado por invalidez Pedro Paulo Alves, 45 anos, pediu ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o pagamento do acréscimo de 25% do valor de seu benefício em 26 de março.

Nessa data, ele passou pela perícia médica previdenci­ária. Até hoje, porém, o segurado não teve qualquer resposta ao pedido.

Esse aumento é chamado pelo INSS de majoração do valor do benefício e é concedido ao aposentado por invalidez que comprove precisar de auxílio permanente de outras pessoas para realizar tarefas do dia a dia. Administra­tivamente, o INSS só reconhece esse bônus para aposentado­s por invalidez.

O segurado sofre de várias doenças debilitant­es, como deficiênci­a neurológic­a, diabetes e tem uma grave trombose na perna esquerda. Alves está judicialme­nte interditad­o por sua incapacida­de.

As tarefas básicas do dia a dia dele são realizadas com a ajuda da mãe, a dona de casa Jamile Mabaraq Alves, 67 anos. “Ele precisa da minha ajuda para fazer tudo”, conta Jamile. “Esse aumento no benefício nos ajudaria a pagar as contas de casa, que já estão todas em atraso.”

O INSS informou, por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa em São Paulo, que o pedido de acréscimo feito pelo segurado foi deferido e o valor será incluído na aposentado­ria que ele recebe.

“O INSS está calculando o valor devido e o senhor Pedro será informado quando o pagamento estiver disponível para recebiment­o”, informou o instituto, em nota.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Pedro Paulo Alves, 45, recebe do INSS uma aposentado­ria por invalidez e pediu o pagamento do acréscimo de 25%, pois precisa permanente­mente de auxílio
Rivaldo Gomes/folhapress Pedro Paulo Alves, 45, recebe do INSS uma aposentado­ria por invalidez e pediu o pagamento do acréscimo de 25%, pois precisa permanente­mente de auxílio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil