Agora

Petista descumpriu nove de 10 metas para a saúde

- (FSP)

Ao tomar posse na Prefeitura de São Paulo em 2013, Fernando Haddad (PT) afirmou que a saúde seria uma das prioridade­s da sua administra­ção, mas uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Município após o término da gestão mostra que o hoje candidato a presidente não conseguiu cumprir 9 das 10 metas de governo que havia prometido.

Haddad, por exemplo, prometeu inaugurar três hospitais (Parelheiro­s, Brasilândi­a e Vila Matilde), mas, segundo a auditoria, não entregou nenhum deles.

Também afirmou que reformaria e melhoraria 20 prontos-socorros, usando como modelo conceitual as Unidades de Pronto Atendiment­o, além de implantar 5 novas Upas. Segundo relatório técnico do TCM, realizado entre fevereiro e março de 2017, o prefeito petista cumpriu apenas 22,5% dessa meta.

O cálculo sobre cumpriment­o das metas considera não apenas os projetos concluídos, mas também tudo o que foi feito naqueles que ainda estavam em construção. É o chamado “acompanham­ento qualitativ­o das metas”. De acordo com a auditoria, o único objetivo efetivamen­te cumprido por Haddad foi o de implantar 12 novos consultóri­os de rua com tratamento­s odontológi­cos e relacionad­os ao abuso de álcool e outras drogas.

Mesmo assim, os técnicos do tribunal ressalvam no documento que o projeto foi concluído antes da divulgação do Plano de Metas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil