Agora

Morador do extremo sul de SP é esquecido em eleição

Isolada e sem acessar internet, população local se sente alheia à campanha e faz relato de abandono

- Patrícia pasquini (FSP)

No extremo sul da capital paulista, a campanha eleitoral não ultrapassa a tela da TV e as ondas do rádio.

Sem acesso à internet e isolados aonde não chegam políticos nem políticas públicas, moradores de parte do distrito de Engenheiro Marsilac relatam abandono até nas eleições, época em que candidatos saem às ruas atrás de voto.

“É impossível pesquisar a vida dos candidatos, entender melhor as suas propostas e até desenvolve­r um senso crítico em relação a eles. O jeito é nos contentarm­os com a informação do horário eleitoral pelo rádio e pela TV‘, diz o enfermeiro Luís Vieira, 34, líder comunitári­o local.

Localizado a 45 km da praça da Sé (centro de SP), Marsilac tem 10.180 habitantes.

Outro problema citado por Vieira é a falta de oportunida­de para conhecer de perto os candidatos e mostrar as necessidad­es da região. Segundo ele, “ninguém aparece nem para fazer campanha política”.

Do ponto de vista de fontes de acesso, as pessoas ficam presas no século 20, afirma o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda.

“Como a TV não disponibil­iza muito espaço aos candidatos, eles migram a sites e redes sociais‘” diz o especialis­ta. “Eleitores sem acesso às redes sociais estão num patamar mais abaixo do ponto de vista da informação.”

O cardápio de serviços é tão ínfimo quanto o de acesso à informação. Não há comércio, ruas asfaltadas, equipament­os de saúde, espaços culturais, escolas, creches ou transporte.

As pedras que evidenciam a precarieda­de das vias são o reflexo de só um dos problemas enfrentado­s pelos 2.000 moradores de Mambu, Ponte Seca e Ponte Alta.

A única linha de ônibus que atende um trecho da Estrada do Mambu sai do município vizinho, Embu-guaçu, e passa pelo local a cada três horas.

Esquecimen­to

“Nunca nenhum político veio aqui. Não há propostas para melhoria. É um lugar esquecido.” O desabafo da estudante universitá­ria e orientador­a socioeduca­tiva Concetta Zavaglia Bastos, 28, é repetida por moradores.

Para Paulo Hamilton Siqueira Jr., ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de SP, os moradores da região estão à margem da cidadania. “Eles não têm acesso às propostas e não há interesse por parte dos políticos em visitar essas regiões afastadas e carentes”, diz.

 ?? Zanone Fraissat/folhapress ?? A estudante universitá­ria Concetta Zavaglia Bastos diz que políticos não vão à região afastada do centro
Zanone Fraissat/folhapress A estudante universitá­ria Concetta Zavaglia Bastos diz que políticos não vão à região afastada do centro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil