Agora

Pacientes acham escorpiões em hospital de Itaquera

Aracnídeo aparece dentro de quarto da enfermaria e banheiro. Picada pode ser mortal

- Luciano cavenagui

Escorpiões foram encontrado­s por pacientes e funcionári­os do Hospital Municipal Professor Waldomiro de Paula, localizado em Itaquera (zona leste de SP). Um animal foi achado na semana passada dentro de um quarto da enfermaria, onde estavam quatro pacientes.

Há um mês, uma funcionári­a encontrou o aracnídeo em um banheiro do mesmo setor do hospital.

“Depois que meu marido foi operado, voltamos para o quarto na enfermaria. Tomei um susto quando vi o escorpião caminhando embaixo do leito onde meu marido se recuperava. Ainda bem que o animal não picou ninguém”, afirma a acompanhan­te do paciente, que pediu para não ser identifica­da.

“Corri para o setor onde estavam as enfermeira­s e pedi ajuda. Uma delas pegou um rodo, conseguiu imobilizar o escorpião e o colocou dentro de uma garrafa pet. Os funcionári­os nos contaram que já tinham aparecido escorpiões outras vezes dentro do hospital. Imagino então que não estão fazendo a limpeza adequada”, relata a acompanhan­te.

“Há cerca de um mês, achei um escorpião dentro do banheiro da enfermaria. Alguns colegas já haviam me alertado para tomar cuidado, mas não esperava encontrar algum. É preocupant­e achar esse tipo de animal em ambiente hospitalar”, conta uma funcionári­a, que solicitou anonimato para evitar represália­s.

“Nas últimas semanas recebemos reclamaçõe­s de usuários e funcionári­os sobre a presença de escorpiões no hospital. É uma situação que consideram­os grave, pois uma picada pode até matar. A direção do hospital ficou de nos dar resposta sobre a questão”, afirma Fábio Mota, conselheir­o de saúde do Waldomiro de Paula.

 ?? Reprodução ?? Escorpião encontrado no Hospital Municipal Prof. Waldomiro de Paula, em Itaquera (zona leste de SP)
Reprodução Escorpião encontrado no Hospital Municipal Prof. Waldomiro de Paula, em Itaquera (zona leste de SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil