Agora

Haddad antecipa nome para a Fazenda se for ao 2º turno

Anúncio sinalizari­a que eventual governo será moderado e sem rupturas econômicas para agradar mercado

- Marina dias (FSP)

Fernando Haddad (PT) quer apresentar logo no início do segundo turno o nome que assumirá o Ministério da Fazenda caso seja eleito.

Dessa forma, defendem aliados, o petista vai sinalizar que seu eventual governo será moderado e sem grandes rupturas na economia, permitindo sua entrada na reta final da disputa sob menor desconfian­ça do mercado financeiro.

O grupo mais próximo ao candidato, porém, descarta a publicação de uma nova versão da Carta aos Brasileiro­s, divulgada por Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 para acalmar investidor­es.

A tese agora é que o perfil de Haddad já é moderado, mas que o anúncio do chefe da Fazenda poderia deixar ainda mais claro que sua gestão não será orientada por um sentimento de ódio e vingança ao setor financeiro.

Até o final do primeiro turno a ordem é manter a estratégia de conquista de votos do eleitor petista, reforçando a imagem de que Haddad é quem vai levar adiante o projeto político.

Caso as projeções das pesquisas mais recentes se confirmem, o herdeiro de Lula pode passar para o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSL), que tem seduzido parte do mercado com o discurso liberal de seu guru econômico, Paulo Guedes.

O cresciment­o econômico e a reforma tributária devem ajudar a recompor o rombo da Previdênci­a, disse ontem Guilherme Mello, um dos economista­s da campanha.

Segundo ele, a isenção de IR para quem ganha até cinco salários mínimos e a criação de alíquotas mais altas para os mais ricos aliadas à tributação de lucros e dividendos e ao desincenti­vo à “pejotizaçã­o” (transforma empregado em empresa) ajudarão a equacionar os gastos da Previdênci­a.

 ?? Eduardo Anizelli/folhapress ?? O candidato PT à Presidênci­a da República, Fernando Haddad, deve indicar o nome que comandará a Fazenda em seu eventual governo após o primeiro turno
Eduardo Anizelli/folhapress O candidato PT à Presidênci­a da República, Fernando Haddad, deve indicar o nome que comandará a Fazenda em seu eventual governo após o primeiro turno

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil