Agora

Vice de Bolsonaro critica o 13º salário e abre nova crise

General Mourão diz que o benefício é ‘jabuticaba’ e depois é repreendid­o pelo próprio candidato

- (Guilherme Seto, Igor Gielow, Talita Fernandes e Alexandre Elmi, da FSP)

A campanha de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidênci­a afundou em nova crise interna devido, mais uma vez, a uma frase polêmica do candidato a vice na chapa, o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB).

Em palestra no Rio Grande do Sul, Mourão chamou o 13º salário de “jabuticaba brasileira”. Numa atitude inédita, Bolsonaro fez publicar em sua conta no Twitter uma reprimenda sem nominar Mourão: “Criticá-lo [o 13º salário], além de uma ofensa a quem trabalha, confessa desconhece­r a Constituiç­ão”.

Além de desautoriz­ar o militar da reserva, Mourão não deverá mais ir ao dois debates entre vice-presidente­s previstos para a semana que vem, um na TV Cultura e outro promovido pelo jornal Folha de S.paulo, UOL e SBT.

O vice já vinha incomodand­o alguns dos vários grupos que orbitam Bolsonaro, que está internado desde 6 de setembro, quando levou uma facada. Com a incapacita­ção do candidato, internado, ele sugeriu que poderia representá-lo em debates.

Não é a primeira vez que o general, que perdeu o comando militar do Sul após atritos com o governo Dilma Rousseff (PT) e que sugeriu intervençã­o militar em palestra antes de ir para a reserva, se envolve em polêmica na campanha.

Na semana passada, disse que lares pobres “com mãe e avó” eram “fábricas de desajustad­os”. Foi enquadrado para moderar suas declaraçõe­s, sem efeito aparente.

Também na mesma semana, Paulo Guedes, guru econômico de Bolsonaro defendeu adoção de imposto nos moldes da CPMF e igualmente gerou polêmica.

Palestra

“Jabuticaba­s brasileira­s. Décimo terceiro salário. Se a gente arrecada 12, como pagamos 13? É complicado. É único lugar em que a pessoa entra em férias e ganha mais. Coisas nossas, legislação que está aí. É sempre a visão dita social com o chapéu dos outros, não com o chapéu do governo”, disse Mourão em palestra na Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana.

“[Vamos fazer] a implementa­ção séria da reforma trabalhist­a. Sabemos perfeitame­nte o custo que tem o trabalhado­r, essa questão de imposto sindical em cima da atividade produtiva. É o maior custo que existe. E temos algumas jabuticaba­s que a gente sabe que são uma mochila nas costas de todo empresário”, afirmou.

 ?? Michel Dantas - 14.set.19/folhapress ?? Hamilton Mourão, vice na chapa, não deverá representa­r mais Jair Bolsonaro durante debates
Michel Dantas - 14.set.19/folhapress Hamilton Mourão, vice na chapa, não deverá representa­r mais Jair Bolsonaro durante debates

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil