Agora

Generais ajudam em relação de Bolsonaro com o Exército

O Alto Comando desconfiav­a do capitão reformado, mas três egressos azeitaram relações

- Igor gielow (FSP)

Com uma tropa de generais da reserva com forte influência sobre o Alto Comando do Exército participan­do de sua campanha a presidente, Jair Bolsonaro (PSL) venceu o grosso da resistênci­a que sofria entre oficiais-generais.

Segundo a reportagem apurou junto a oficiais superiores da ativa e da reserva, além de políticos com interlocuç­ão na área, o capitão reformado é hoje o preferido da maioria dos 17 generais de quatro estrelas da corporação —o topo da hierarquia. Nem sempre foi assim. Bolsonaro saiu em 1988 do Exército após vários problemas disciplina­res e um rumoroso processo no qual foi absolvido de tentar explodir bombas em quartéis para reivindica­r aumento salarial. Sua carreira de polemista parlamenta­r nunca atraiu simpatia do alto oficialato.

Isso começou a mudar em setembro de 2017, quando Bolsonaro passou a montar o núcleo de seu programa de governo: os generais quatro estrelas da reserva Augusto Heleno e Oswaldo Ferreira.

O primeiro era seu favorito a vice, mas ficou de fora. Heleno é o decano do grupo —até pelo decantado respeito hierárquic­o, já que é de uma turma mais antiga, a de 1969. Ferreira, por sua vez, usou sua experiênci­a como chefe da engenharia do Exército e organizou os grupos de trabalho que hoje sustentam o programa.

São os únicos egressos do Alto Comando na equipe do candidato. Há ainda outro general, um engenheiro militar, Aléssio Ribeiro Souto, que cuida da área de educação, ciência e tecnologia. Há poucos dias, disse em entrevista que livros didáticos deveriam “incluir a verdade” sobre o golpe de 1964.

 ?? Reprodução/twitter ?? O candidato do PSL Jair Bolsonaro ao sair do hospital no último sábado; capitão reformado deixou o Exército após atos de indiscipli­na, que gerou desconfian­ça
Reprodução/twitter O candidato do PSL Jair Bolsonaro ao sair do hospital no último sábado; capitão reformado deixou o Exército após atos de indiscipli­na, que gerou desconfian­ça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil