Agora

Feriado pede vacina contra febre amarela

- (Bruno Coelho)

Quem viajar no feriadão a partir de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora, e ainda não se vacinou contra a febre amarela, precisa recorrer hoje aos postos de saúde. Isso porque imunização completa ocorre passados dez dias após a aplicação da dose. Mesmo após o surto do começo do ano, o risco de infecção da doença ainda existe e requer cuidados.

Marcos Boulos, coordenado­r de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde do Estado, da gestão Márcio França (PSDB), afirma que o governo segue em campanha permanente de imunização.

“A campanha virou rotina. Até porque o verão se aproxima e as pessoas estão mais sujeitas a ir para o mato. Por isso, acho que as pessoas precisam começar a se preocupar”, afirma. O Brasil só registra casos de febre amarela silvestres, quando a doença é contraída em áreas de mata. Não há casos urbanos no país desde 1942.

Litoral

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, em 18 de setembro, seis das 16 cidades do litoral paulista registrara­m a febre amarela: 22 casos confirmado­s e oito mortes. Os números mais expressivo­s estão em Ubatuba, uma das principais rotas de turistas: 11 casos e três mortes desde janeiro. Segundo Boulos, quatro macacos morreram no município com o vírus em agosto.

Caso a vacinação contra o a febre amarela ocorra faltando menos de dez dias para a viagem, recomenda-se o uso de repelentes para afastar o risco da picada dos mosquitos silvestres Haemagogus e Sabethes, transmisso­res da doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil