Agora

Joga água nele!

- Otavio Valle

Exatamente às cinco da matina, a sonoplasti­a soltava a bela canção “Quem é?”, interpreta­da pelo cantor Silvinho, o Rei do Bolero. Interagind­o com a música, o radialista Zé Bettio entrava no ar todas as manhãs, alegrando milhares de lares brasileiro­s. “Quem éééé?”, dizia a canção. Na sequência, o apresentad­or respondia com sua tradiciona­l fala macia: “Ééééééééé o Zé Bettio!” A música voltava na voz de Silvinho: “Quem é que não sofre por amor?”.

“Bom dia, Bom dia! Bom dia, meu irmão, bom dia minha irmã. Bom dia, minha irmãzinha”. Bettio fazia questão de apresentar toda a sua equipe. “Na sonoplasti­a, o mestre Ronaldo”. Era uma tradição, o sonoplasta Ronaldo Barbosa responder com uma gravação, que dizia em fala grossa: “Falôôôôôôô­ôô”. Nunca faltavam: “A gatona Neia está nos telefones e, lá na central, está o Amauri.”

Com seu jeito simpático, caipira e bem humorado, Zé Bettio chegou a ter 25 milhões de ouvintes na década de 1980. Seu programa era diário, das 5h às 7h, e mesclava brincadeir­as, canções sertanejas, interação com ouvintes, além dos comerciais declamados por Bettio de forma divertida.

Em 2011, numa rara e deliciosa entrevista concedida a Milton Neves, no programa “Domingo Esportivo”, Zé Bettio soltou uma tremenda pérola. Quando jovem, era sapateiro na cidade de Lins. Porém, além das meiassolas, Bettio treinava o Linense, na época, parte da primeira divisão do futebol paulista. “Jogava na reserva e, uma vez, quase entrei numa partida contra o Palmeiras”.

Para finalizar esta lembrança, vai uma das célebres frases do mestre Zé Bettio, que minha madrinha Sebastiana tanto gostava: “Joga água nele! Chega de moleza! Vamos levantar! Chega de moleza! Moleza é empurrar bêbado na ladeira! Sai fora!”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil