Agora

Casos de dengue neste ano no estado já superam 2017

Houve 8.699 registros autóctones até o dia 2 deste mês, contra 5.629 em todo o ano passado

- Elaine granconato

O número de casos de dengue no estado de São Paulo entre janeiro e 2 de outubro último, 9.332, já supera todo o ano de 2017, quando 6.269 ocorrência­s foram registrada­s pela Secretaria de Estado da Saúde, da gestão Márcio França (PSB), com base no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificaçã­o).

Outro dado que chama a atenção é o registro atual de casos autóctones (contraído dentro do município): 8.699 contra 633 importados (adquirido fora da cidade). Em 2017, foram 5.629 e 580, respectiva­mente.

Apesar do aumento de casos da doença registrado­s, até agora, em comparação aos 12 meses do ano passado, a diretora do CVE (Centro de Vigilância Epidemioló­gica) do estado de São Paulo, Regiane de Paula, afirma estar “dentro do esperado” pelo período sazonal e epidêmico. “Estamos longe de epidemia e surto de dengue, pelo menos, neste momento”, diz a médica, ao ressaltar que as questões climáticas, com a alta da temperatur­a e a predominân­cia da chuva, colaboram para reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Longe do cenário de 2015, quando o estado apontou 678.031 casos e 510 mortes em decorrênci­a da dengue, a diretora reforça a necessidad­e de a população manter a guarda na eliminação de possíveis focos de proliferaç­ão do mosquito. Cerca de 80% dos criadouros são em residência­s. “Em saúde pública, o movimento é contínuo e constante”, afirma.

O vírus da dengue possui quatro tipos imunológic­os, que são iguais no comportame­nto. Segundo Regiane, o que se tem notado é o cresciment­o da circulação do DEN-2 no território paulista.

Em São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde registrou, até 29 de setembro, 463 casos autóctones. Em 2017, foram 866. Casos autóctones Casos importados Evite as que acumulam água, como bromélias, ou retire a água semanalmen­te

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Água e lixo deixado na rua Almirante Lobo, no Ipiranga (zona sul); local é criadouro de mosquito
Rivaldo Gomes/folhapress Água e lixo deixado na rua Almirante Lobo, no Ipiranga (zona sul); local é criadouro de mosquito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil