Agora

Terapia de grupo ajuda estudantes bagunceiro­s

- (FSP)

Um projeto pioneiro reúne crianças e adolescent­es “famosos” nas escolas em que estudam por puxarem a bagunça em sala ou pelo comportame­nto muito agitado. Eles participam de sessões semanais de discussões e aprendizad­o de valores ligados à cidadania e aos direitos humanos, em Laranjal Paulista (135 km de SP).

A iniciativa, chamada de Cultura de Paz, é fomentada pelo Núcleo de Formação e Promoção São Vicente de Paulo, organizaçã­o de contraturn­o escolar e amparo social. A ação é apoiada e monitorada pelo Juizado da Infância e Juventude, com ajuda da guarda municipal.

Trinta crianças e adolescent­es de 8 a 15 anos participam do projeto voluntaria­mente desde o início deste ano. Eles mostram entusiasmo ao dizer que estão se sentindo mais amparados e menos agitados com o espaço de diálogo e a troca de informaçõe­s e de debates.

“Todos os pais foram informados do programa e concordara­m com a participaç­ão dos filhos. Os resultados têm sido muito claros para nós, com mudanças bruscas de comportame­nto, com crianças mais participat­ivas e menos agressivas, mais abertas a serem compreendi­das, mais dispostas a conversar e se abrir para o grupo”, diz a coordenado­ra Juliana Fortunato de Souza, 33.

 ?? Rafael Hupsel/folhapress ?? Alunos durante terapia projeto Cultura de Paz, do Núcleo de Formação e Promoção São Vicente de Paulo
Rafael Hupsel/folhapress Alunos durante terapia projeto Cultura de Paz, do Núcleo de Formação e Promoção São Vicente de Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil