Agora

Ex-iugoslavos fazem jogo inédito

- (FSP)

Sérvia e Montenegro se enfrentam hoje, às 15h45 (de Brasília), pela Liga das Nações C. O duelo será o primeiro entre os países, que até 2006 formaram a mesma nação e integravam a antiga Iugoslávia. Após a Segunda Guerra Mundial, a Iugoslávia passou a ser composta por seis repúblicas comunistas. A união dessas repúblicas não resistiu à queda do Muro de Berlim e às tensões que motivaram conflitos de independên­cia nos anos 1990.

Croácia, Eslovênia e Macedônia se declararam independen­tes em 1991. Um ano depois, foi a vez da Bósniaherz­egovina. Em 2003, o que restou da Iugoslávia adotou o nome das repúblicas restantes: Sérvia e Montenegro. Em 2006, após referendo popular, a separação entre Sérvia e Montenegro foi decidida.

Apesar da independên­cia, os países atuaram sob a mesma bandeira na Copa de 2006, pois a Sérvia e Montenegro havia conquistad­o a vaga. No Mundial, a eliminação veio na primeira fase, após derrotas para Holanda, Argentina e Costa do Marfim.

Ao contrário de outros processos de independên­cia, a separação entre sérvios e montenegri­nos foi pacífica. Para hoje, os técnicos das equipes pregam respeito ao adversário, mesmo admitindo ser um duelo histórico.

A disputa se resumirá ao campo e à luta pela liderança do Grupo 4. Montenegro e Sérvia têm 4 pontos e estão separados por um gol de saldo —os montenegri­nos têm 2; os sérvios, 1. Uma diferença bem menos expressiva do que as fronteiras que hoje os separam.

 ?? Axel Schmidt - 27.jun.18/reuters ?? O atual técnico da Sérvia, Mladen Krstajic, era jogador da antiga seleção da Sérvia e Montenegro, que disputou a Copa de 2006 unificada pela última vez
Axel Schmidt - 27.jun.18/reuters O atual técnico da Sérvia, Mladen Krstajic, era jogador da antiga seleção da Sérvia e Montenegro, que disputou a Copa de 2006 unificada pela última vez

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil