Agora

Bolsonaro soma 59% dos válidos e Haddad tem 41%

Ibope divulga a sua primeira pesquisa para segundo turno e capitão reformado tem ampla vantagem

- Fonte: Pesquisa Ibope com 2.506 eleitores em 176 municípios, realizada nos dias 13 e 14 de outubro de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuai­s, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Levantamen­to registrado no Tribunal Superior

No primeiro levantamen­to do Ibope sobre o segundo turno das eleições presidenci­ais, Jair Bolsonaro (PSL) aparece à frente de Fernando Haddad (PT). O deputado conta com 59% dos votos válidos, enquanto o petista tem o apoio de 41% dos consultado­s na pesquisa divulgada ontem.

A contagem, que exclui os brancos, nulos e indecisos, confirma a onda conservado­ra que quase deu a vitória em primeiro turno —Bolsonaro teve 46% dos votos válidos e Haddad, 29%.

Levando em conta o eleitorado total, Bolsonaro aparece à frente por 52% a 37%. Há ainda 9% que hoje Em branco/ nulo/nenhum Não sabe pretendem anular ou votar em branco, e 2% que não souberam responder.

A pesquisa do Ibope também mostrou rejeição maior a Haddad do que ao capitão reformado do Exército. Em relação ao candidato petista, 47% dos entrevista­dos respondera­m que não o escolheria­m em nenhuma hipótese, e 28% disseram que votariam nele com certeza.

Sobre Bolsonaro, 35% afirmaram que não o escolheria­m sob hipótese alguma, enquanto 41% disseram que certamente votariam nele.

A sondagem do Ibope, de âmbito nacional, ouviu 2.506 eleitores entre os dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro da pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, é de dois pontos percentuai­s para mais ou para menos, e o levantamen­to tem o registro BR-01112/ 2018 no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%. De acordo com o Ibope, isso significa que há uma probabilid­ade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, consideran­do a margem de erro.

Datafolha

Pesquisa do Datafolha divulgada na quarta-feira passada apontou Bolsonaro com 58% dos votos válidos e Fernando Haddad com 42%. Na intenção de votos, a vantagem era de 49% e 36%, respectiva­mente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil