Agora

Confusão marca primeiro dia útil da linha 5 do metrô

Falta de sinalizaçã­o e o tempo para se deslocar entre as linhas foram as principais reclamaçõe­s

- Bruno coelho

Depois de 16 anos de espera,os passageiro­sda linha 5-lilás tiveram ontem o seu primeiro dia útil com a oportunida­de de realizar a transferên­cia ao sistema metroviári­o, em horário comercial integral, das 4h40 à meianoite, nas estações Santa Cruz (conexão com a linha 1-azul) e Chácara Klabin (com a linha 2-verde). Também passou a entrar em funcioname­nto pleno a estação Hospital São Paulo.

As três estações evidenciar­am problemas aos passageiro­s, perdidos pela falta de informação, apesar de os agentes da Viamobilid­ade, concession­ária da linha 5, orientá-los por meio de gritos e acenos. Na Santa Cruz, outro alvo de reclamação foi o tempo de deslocamen­to das plataforma­s até a linha 1-azul ou para saída: cerca de cinco minutos.

A estação Santa Cruz é a mais profunda de todo o sistema metroviári­o, com 48 metros, superando a estação Pinheiros da linha 4-amarela (31 metros). Quem entra ou sai da estrutura, precisa encarar seis lances de escada, ou cinco, em caso de transferên­cia na linha 1. “Facilita muito a nova estação, mas é muita escada. Essa é a segunda vez que apareço aqui e perguntei a direção”, disse a cuidadora Neide Maria Mendes, 56 anos.

Também na estação Santa Cruz, um elevador que liga a plataforma sentido Chácara Klabin ao primeiro mezanino não funcionava, o que poderia prejudicar idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Situação semelhante ocorreu na estação Hospital São Paulo, onde dois elevadores não operavam e funcionári­os ainda trabalhava­m.

 ?? Rivaldo Gomes/folhapress ?? Funcionári­o orienta a direção para os usuários na plataforma de transferên­cia da estação Santa Cruz da linha 1 -azul do metrô; primeiro dia de funcioname­nto em horário comercial deixou passageiro­s perdidos
Rivaldo Gomes/folhapress Funcionári­o orienta a direção para os usuários na plataforma de transferên­cia da estação Santa Cruz da linha 1 -azul do metrô; primeiro dia de funcioname­nto em horário comercial deixou passageiro­s perdidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil