Agora

São Paulo atinge meta de ter 50% das crianças em creche

Município alcança objetivo nacional seis anos antes do prazo, mas ainda há 85 mil à espera de vaga

- Paulo saldaña (FSP)

O município de São Paulo conseguiu ultrapassa­r a meta de ter ao menos 50% das crianças de 0 a 3 anos matriculad­as em creches. A marca, alcançada seis anos antes do prazo e ainda distante de ser batida em nível nacional, foi atingida em setembro pela gestão Bruno Covas (PSDB), em um trabalho puxado também por antecessor­es, como Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB).

Apesar do patamar, porém, 85 mil crianças da cidade seguem na fila por uma vaga.

Hoje, das 629 mil crianças nesta faixa etária em São Paulo, 61% estão na escola. A maioria absoluta em creches ligadas à prefeitura paulistana. São 323.885 crianças em creches municipais, e outras 56 mil em unidades privadas. O saldo é resultado de um esforço de seguidas gestões da cidade, sob pressões sociais e políticas pela criação de vagas.

Em dez anos, de 2008 até setembro deste ano, a cidade mais que triplicou o atendiment­o. Mesmo alta, a fila atual por vaga, de 85 mil crianças, é a menor já registrada para o mês de setembro. A matrícula na educação infantil, envolve também a pré-escola (4 e 5 anos), é responsabi­lidade municipal. Estados e União têm obrigação de colaborar, o que não ocorre de maneira efetiva.

A filha de 3 anos do cenógrafo Erasmo Carlos Gaspar, 51, foi matriculad­a no ano passado na creche Kandinsky, no Sacomã (zona sul).

A unidade começou a ser construída na gestão Haddad e foi entregue no ano passado por Doria. “Ela vai vai ganhar liberdade ao conhecer outras pessoas, dentro de casa acaba se condiciona­ndo sempre no limite dos pais. Eu já sinto a diferença, ela vai ter autonomia, certamente vai mudar muito o futuro dela”, diz o pai.

Promessa de priorizar

Presidenci­áveis, Haddad e Jair Bolsonaro (PSL) citam em seus programas promessas de priorizar a educação infantil. Ao governo federal cabe a transferên­cia de recursos para, por exemplo, a construção de creches.

A meta de ter 50% das crianças em creche consta no PNE (Plano Nacional de Educação), lei aprovada em 2014. O prazo de atendiment­o a todo país se encerra em 2024.

 ?? Reprodução/facebook ??
Reprodução/facebook

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil